Nesta quinta-feira (1º), os beneficiários que estavam na expectativa de consultar a relação dos novos contemplados para receber o auxílio emergencial terão que aguardar mais um dia.
Mesmo com a previsão estabelecida pelo Ministério da Cidadania para esta quinta, o processo de inclusão, bem como as análises de perfis dos candidatos das novas parcelas do benefício ainda não foram finalizados. A informação foi dada pelo ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista a rádio CBN.
No entanto, de acordo com a declaração do ministro, o Portal de Consultas da Dataprev estará disponível a partir desta sexta-feira (2). Além disso, as consultas também poderão ser realizadas por meio do próprio site do mistério da Cidadania.
Para consultar, basta seguir os seguintes passos:
Vale ressaltar que os novos beneficiários são aqueles que receberam o auxílio emergencial em 2020. Lembrando também que novas inscrições para o programa não serão permitidas.
A Dataprev, empresa responsável pela seleção dos aprovados, diz em nota que a nova data foi definida “em função da necessidade de alinhamento dos canais de atendimento dos três órgãos diretamente envolvidos no programa – Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa”.
Contudo, o ministro João Roma declarou que “não é necessário ir presencialmente às agências da Caixa. Vamos evitar aglomerações”.
Uma dúvida que muitos trabalhadores estão tendo ultimamente é a respeito da consulta de aprovação do auxílio emergencial. E uma das mais frequentes é: Quais são os documentos necessários para consulta do auxílio emergencial na DATAPREV?
Afinal de contas, o que é preciso para consultar se o cidadão está ou não apto a receber o benefício? De acordo com o Governo Federal, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
Pronto, com quatro dados informados no sistema será possível consultar se o cidadão terá ou não direito ao benefício. Além do site, a consulta poderá ser feita via site da Caixa ou pelo telefone 111.
Vale destacar que não é preciso ir presencialmente às agências da Caixa, a fim de evitar aglomerações. Vale destacar que não será preciso realizar nenhuma tipo de atualização cadastral ou do aplicativo Caixa TEM.