Página PrincipalLista completa de municípios que podem antecipar o Bolsa Família nesta quinta (14/11)
Benefícios Sociais
Lista completa de municípios que podem antecipar o Bolsa Família nesta quinta (14/11)
O feriadão está se aproximando, e muita gente queria ter o dinheiro na conta para curtir os dias de folga. Para quem recebe Bolsa Família, por exemplo, a expectativa é ainda maior porque os pagamentos do benefício foram iniciados justamente nesta quinta-feira (14).
Em condições normais, nem todos os usuários do Bolsa Família podem receber o benefício na mesma data. Em novembro, por exemplo, o governo federal pretende escalonar os pagamentos nos 10 últimos dias úteis do mês.
Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu número de identificação social. No calendário abaixo, você pode perceber que a maioria dos usuários não deve receber o benefício antes desse feriadão:
Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (14);
Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (18);
Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (19);
Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (21);
Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (22);
Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (25);
Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (26);
Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (27);
Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (28);
Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (29).
Antecipação do Bolsa Família
O fato, no entanto, é que nem todo mundo precisa seguir o calendário acima. Na manhã desta quinta-feira (14) o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, confirmou que alguns usuários já podem movimentar o benefício hoje independente do final do NIS.
Essa antecipação é concedida apenas aos usuários do Bolsa Família que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Por meio de um decreto o poder executivo decidiu que todos os municípios do Rio Grande do Sul têm direito a essa antecipação até o final desse ano de 2024. Assim, se você é um usuário que reside em uma cidade gaúcha, já pode movimentar o saldo a partir dessa quinta-feira (14).
Para além dos municípios do Rio Grande do Sul, outras cidades também têm esse direito de antecipação nesse mês de novembro especificamente.
A lista de cidades
Sergipe
Carira;
Frei Paulo;
Monte Alegre de Sergipe;
Nossa Senhora Aparecida;
Nossa Senhora da Glória;
Poço Redondo;
Poço Verde;
Tobias Barreto.
Paraná
Clevelândia;
Dois Vizinhos;
Pato Branco;
Turvo
Pará
O caso do Pará certamente é o mais representativo nesse mês de novembro. No estado, mais de 100 cidades deverão ter o benefício antecipado. Isso porque esses municípios ainda sofrem com os efeitos da forte estiagem que atinge o local.
Abaixo, você pode conferir a lista de cidades que estão em situação de emergência ou de calamidade pública no Pará. Como dito, os usuários desses municípios já podem movimentar o Bolsa Família nessa quinta-feira (14).