O Ministério da Cidadania divulgou nesta sexta-feira (7), a lista de bancos que poderão operar o consignado do programa Auxílio Brasil. O documento conta com 12 instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal. O Governo explicou que os bancos poderão começar a oferecer a modalidade já a partir da próxima segunda-feira (10).
Veja a lista:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Note que a lista com os 12 bancos que poderão operar o consignado do Auxílio Brasil não conta com a presença do Banco do Brasil. Mesmo sendo uma instituição ligada ao Governo Federal, a direção estava mostrando receio quanto a operação deste tipo de crédito. Além do BB, outros bancos também negaram a possibilidade de oferecer o empréstimo.
Antes mesmo da regulamentação do texto do consignado para usuários do Auxílio Brasil, o Bradesco, o Itaú e o Santander já tinham dito que não operariam nesta linha. Em geral, as instituições alegaram risco reputacional. Eles não quiseram oferecer um empréstimo para uma população que já é notadamente humilde.
Como estamos falando de pessoas que fazem parte do programa Auxílio Brasil, é possível dizer que o crédito está sendo destinado para cidadãos que possuem uma renda per capita de até R$ 210. Eles terão que quitar dívidas com taxas de juros que podem chegar a até 3,5% ao mês, ou quase 50% ao ano, segundo informações do Ministério da Cidadania.
A Caixa Econômica Federal
Se, por um lado, alguns dos principais bancos do país não estão na lista, a Caixa Econômica Federal aparece como o grande ativo do Governo Federal. Nesta semana, a presidente da instituição, Daniella Marques, disse que vai liberar o consignado entre os dias 10 e 15 de outubro.
Daniela evitou dar números sobre as decisões finais da Caixa, mas renovou a promessa de oferecer uma das taxas de juros mais baixas do mercado. Ela disse ainda que os cidadãos poderão usar o dinheiro do empréstimo para pagar as dívidas com o banco.
“A hora que estiver disponível o consignado, vai ser uma grande oportunidade não só para empreender, mas para renegociar e substituir uma dívida pela outra”, disse.
Como funciona o consignado
O consignado do Auxílio Brasil é uma espécie de empréstimo que o cidadão pode solicitar. De acordo com as informações oficiais, o benefício social pode ser solicitado por qualquer um dos mais de 21 milhões de usuários do projeto.
O usuário solicita a quantia, recebe o adiantamento e passa a ter que bancar a dívida na forma de descontos automáticos nas parcelas do benefício. Em resumo: ele vai receber menos por mês no Auxílio Brasil até conseguir quitar o débito por completo.
Nenhum usuário do programa é obrigado a solicitar o consignado do Auxílio Brasil. Cada cidadão precisa pensar bem antes de definir se a solicitação do crédito pode ser uma boa opção considerando a sua situação financeira.