A estrutura das palavras é um assunto de língua portuguesa que costuma aparecer em provas de concursos e vestibulares. Desse modo, é preciso ter domínio quanto à morfologia da língua. O estudante precisa dominar, por exemplo, as partes que constituem as palavras e os processos de formação das mesmas.
Por isso, apresentamos abaixo uma questão para treinar o conhecimento sobre o processos de formação das palavras. Confira abaixo!
Texto 4 – Por que são assim? (Mariana Sgarioni)
Provavelmente não. Nesses casos, o que pode existir é o transtorno de conduta – comportamento que viola regras sociais importantes.”
A palavra do texto 4 que apresenta um processo de formação diferente dos demais é:
(A) cachorrinho;
(B) descarga;
(C) bombeiro;
(D) sofrimento;
(E) sanitário.
Primeiramente, é preciso lembrar que a derivação é o processo se formação de palavras a partir do acréscimo de afixos à raiz de uma palavra já existente. Esses afixos podem ser prefixos (vem antes do radical) ou sufixos (vem depois do radical), o que gera os processos de sufixação, prefixação e a derivação parassintética.
Portanto, ao observar as palavras acima, é possível perceber que quatro palavras foram formadas pelo mesmo processo, a sufixação. Esse é o caso de cachorrinho (cachorro + inho), bombeiro (bomba + eiro), sofrimento (sofrer + mento) e sanitário (sanita + ário).
Por fim, ao analisar a estrutura da palavra descarga, observamos que a sua formação se deu por meio da prefixação. Desse modo, houve o acréscimo do prefixo des- à palavra carga: descarga. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa B.
Gostou do texto? Então deixe seu comentário!