Com o apoio da Agência Universitária da Francofonia, a Embaixada da França no Brasil criou um programa que visa capacitar estudantes em francês para facilitar a mobilidade de brasileiros que desejam dar continuidade aos estudos na França.
Intitulado Franmobe (Francês para Mobilidade Estudantil), o programa de mobilidade apresenta uma combinação da aquisição das competências em francês com objetivos acadêmicos e interculturais.
Nesse sentido, o programa vai formar em francês estudantes brasileiros que ainda não dominam o idioma. Além disso, o Franmobe irá apoiar os participantes na construção de projetos de mobilidade junto a uma universidade francesa ou francófona.
De acordo com a Embaixada da França no Brasil, o programa será desenvolvido em todo o país. O curso contará com uma rede formada por 35 instituições de ensino brasileiras (institutos e universidades federais). O curso terá início neste mês.
O diretor para América Latina da Agência Universitária da Francofonia (AUF), Gilles Masles, explica o programa:
“O curso Franmobe foi concebido para os estudantes iniciantes a fim de permitir que, num espaço de tempo limitado, possam se capacitar efetivamente para uma mobilidade francófona. Ele se baseia em quatro projetos: planejamento de sua mobilidade – preparação para a vida estudantil – elaboração de seu projeto de mobilidade – preparação e apresentação de seu dossiê de candidatura”, afirma.
“Ao final deste curso, o estudante é capaz de estudar em francês e de progredir na cultura francófona do país anfitrião”, conclui Masles.
Desse modo, além de capacitar os estudantes na língua francesa, o programa também vai auxiliar os estudantes na construção de um percurso acadêmico. Acesse o site do Franmobe para mais detalhes.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFMS libera lista de aprovados na 1ª chamada do Quero Ser UFMS 2022; saiba mais.