Hoje, passaremos uma dica simples e prática para você limpar seus sapatos.
Muitas pessoas têm dúvidas de como limpar os sapatos corretamente, e isso pode se tornar um problema, visto que a vida útil dos calçados pode ser diminuída drasticamente dependendo do modo como são higienizados.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como limpar os sapatos conforme o material feito para te passar, e assim esperamos ajudar você a prolongar sua vida útil e deixá-los sempre limpinhos.
Além disso, ainda vamos ensinar alguns truques para que você possa conservá-los por mais tempo.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade de nossas dicas.
Como limpar os sapatos corretamente?
A limpeza correta dos sapatos está diretamente ligada com a sua conservação. Por isso é muito importante higienizar esses itens da maneira correta para garantir a qualidade do material usado em sua fabricação.
Como os sapatos estão sempre em contato com o chão e suas impurezas, ficam muito suscetíveis a sujeira. Além disso, os pés também podem contribuir com a sujeira dos sapatos, visto que liberam suor e pele morta, que se não forem removidas e o uso do sapato for contínuo, pode acarretar um cheiro desagradável muito difícil de ser eliminado.
Portanto, a higienização dos sapatos é muito importante tanto para sua conservação, quanto para a higiene pessoal.
Mas como limpá-los corretamente?
Para responder a essa questão, nós separamos uma lista dos materiais mais usados na fabricação dos calçados e ensinaremos como fazer a higienização correta de cada um deles. Confira:
Como limpar sapatos de couro?
O primeiro material de sapato de nossa lista é o couro, pois, além de ser um dos mais comuns, ainda, sem nenhuma dúvida, é o mais fácil de limpar.
Para higienizar seus sapatos de couro corretamente, você precisará pegar um pano macio e úmido e colocar algumas gotas de detergente neutro até formar uma espuma.
Depois passe sobre a sujeira de seus sapatos com movimentos leves e remova a espuma com outro pano úmido.
Passe uma escovinha molhada na sola dos seus sapatos para remover toda a sujeira que tiver grudada embaixo.
Então é só deixá-los secar à sombra e guardá-los em seguida.
Como limpar sapatos de couro sintético?
Já os sapatos de couro sintético são um pouco mais complexos, uma vez que esse material não é tão resistente quanto o couro original e, dependendo do jeito que você os usa ou limpa, podem esfarelar ou soltar a camada de cima.
Para limpá-los você pode seguir o mesmo passo a passo do couro original, com a diferença que eles precisam ser engraxados com um hidratante todas às vezes que essa limpeza for realizada.
Assim, você garantirá mais tempo de vida útil para seus sapatos de couro sintético.
Como limpar sapatos de plástico ou borracha?
Os sapatos feitos de borracha ou de plástico são muito simples de limpar, uma vez que esses materiais são resistentes e pouco suscetíveis a pegar sujeira.
Por isso, nada impede que você os lave com água e sabão.
Porém, também não se deve secar os sapatos feitos com esses materiais ao sol. Pois os raios solares diretos podem prejudicar e danificar tanto o material, quanto a coloração de seus sapatos.
Como conservar sapatos guardados?
Agora que você já aprendeu como limpar os sapatos conforme o material que são feitos. É hora de descobrir algumas dicas de como cuidar da conservação de seus calçados.
Para isso, separamos algumas dicas simples para te passar. Veja:
- Limpe-os com frequência;
- Não guarde os sapatos sujos;
- Não utilize naftalina;
- Guarde-os separados uns dos outros, sem empilhar;
- Coloque seus sapatos em sacos que tenham possibilidade de circulação de ar;
- Use graxa hidratante para conservar os materiais de seus sapatos;
- Aposte nas marcas de qualidade, pois são mais duráveis;
Lembre-se, quanto mais você cuidar de seus calçados, mais tempo você os terá bonitos e conservados!
Por fim, agora que você já sabe como limpar seus sapatos corretamente, é só seguir as nossas dicas para não ter mais problemas com calçados sujos e mal conservados.