O cartão é um dos produtos financeiros mais utilizados pelos brasileiros. Apenas no primeiro semestre de 2022, uma pesquisa apontou que seu uso cresceu 42,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, muitas pessoas estão aproveitando o limite do cartão de crédito para fazer suas compras.
Em busca de oferecer ainda mais opções, diversas instituições financeiras passaram a oferecer diferentes tipos de limite do cartão de crédito. Os mais conhecidos são: o limite extra, limite flexível e limite adicional. Na matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos você conhecerá as características, bem como funciona cada opção.
O que é o limite do cartão de crédito?
Todo cartão de crédito tradicional conta com um limite e funciona de forma semelhante a um empréstimo. Afinal, com o cartão em mãos, é possível fazer compras com o valor disponibilizado pela instituição financeira e realizar o pagamento da fatura até a data de vencimento.
Normalmente, as instituições financeiras só oferecem o limite que acreditam que vão receber de volta. Por isso, é realizada uma análise de crédito antes da liberação de qualquer valor. Essa análise leva em consideração informações, como:
- Renda mensal;
- Histórico de pagamentos;
- Score de crédito;
- Entre outros.
O que é limite extra e limite adicional?
O limite extra e o limite adicional são a mesma coisa. Normalmente, algumas instituições financeiras oferecem um limite acima do que já é oferecido no limite do cartão de crédito para que o titular faça compras ou pague contas. No geral, o limite extra é oferecido próximo a datas comemorativas, costuma ser uma estratégia temporária e varia de acordo com o perfil de cada titular.
O que significa limite flexível?
O limite flexível é diferente do limite fixo, que costuma ser mais conhecido pelas pessoas. No limite flexível o valor se adapta de acordo com o histórico de gastos da pessoa e pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo.
Esse termo pode causar confusão, mas, na prática, só quer dizer que o limite de crédito oferecido não é constante, o que não significa que seja infinito. Para diminuir as chances de não receber o dinheiro de volta, grande parte das instituições financeiras costumam oferecer o limite flexível somente para clientes de alta renda e que realmente conseguem comprar e pagar pelo que gastam.
Principais cuidados com mais limite disponível
O cartão de crédito pode ser o vilão ou até mesmo um grande aliado, tudo depende da pessoa que o utiliza. Por isso, é necessário ter cuidado e controle financeiro quando o assunto é mais limite disponível.
Confira as principais dicas que reunimos para você não ficar endividado com o cartão de crédito e conseguir utilizá-lo sem problemas:
Separe o limite do cartão da sua renda
O limite disponibilizado no cartão de crédito não é uma extensão da sua renda mensal. Lembre-se que ele funciona como um empréstimo a curto prazo e você deverá pagar pelo que gastou até a data de vencimento.
Adapte o cartão ao seu custo de vida
Faça um planejamento mensal e utilize o método 50-30-20 para conseguir aproveitar o mês sem precisar se preocupar com juros ou dívida. É fato que o cartão de crédito é um grande auxílio para adquirir produtos mais caros, mas não esqueça que mesmo em parcelas, o valor gasto será o mesmo que à vista.
Pague a fatura corretamente
Evite cair no rotativo e tenha organização para pagar o valor cheio da fatura do cartão de crédito. Caso algum imprevisto aconteça, tenha uma reserva de emergência ou busque formas de pagar a fatura, como o parcelamento do valor total, por exemplo.
Acompanhe o limite
É recomendado que você não utilize um limite do cartão de crédito maior do que a sua renda mensal. Por isso, se tiver um limite maior, tenha cuidado para não extrapolar nos gastos ou reduza o seu limite solicitando para a instituição financeira.