Sabemos que não é fácil lidar com um colega de trabalho desatento. Muitas vezes, a desatenção alheia pode se transformar em um grande problema para toda a equipe. Por isso, saber comunicar isso ao colega, visando auxiliá-lo na construção de uma rotina mais organizada, pode ser uma medida positiva. Além disso, outras ações podem ser colocadas em prática. Neste texto, apresentamos algumas delas.
Como lidar com um colega de trabalho desatento?
Existem algumas ações que podem ajudar na hora de lidar com um colega de trabalho desatento, porém, um ponto inicial que temos que ter em mente é que não somos obrigados a mudar as outras pessoas. Embora possamos dar feedbacks para quem trabalha conosco, nós não temos a obrigação de mudar a atitude de alguém.
Além de não ser a nossa obrigação, também é algo que não está sob nosso controle. Sendo assim, o ideal é buscar formas de apresentar a situação ao colega, de maneira franca, mas sem querer transformá-lo em um passe de mágica.
Dito isso, vamos às considerações que trouxemos:
1. Deixe claro o que deve ser feito
Quando você precisar que o seu colega faça algo específico, procure deixar claro o que deve ser feito. Fale com clareza e objetividade, evitando enrolação na hora de delegar uma tarefa. Isso pode fazer toda a diferença mais tarde.
Afinal, se você quer saber como lidar com um colega de trabalho desatento, mas, na prática, insiste em instruir de forma bagunçada e confusa, como poderá ter bons resultados com o seu colega?
2. Use canais de comunicação oficiais
Quando precisar fazer uma comunicação importante, seja para solicitar algo específico ou para informar toda a sua equipe, lembre-se de usar os canais oficiais de comunicação.
Isto é, evite falar pelos corredores ou mandar mensagens em canais que não são usados na corporação, como as redes sociais.
Os canais oficiais ajudam a fortalecer a mensagem enviada, sendo que esse fortalecimento é importante na hora de lidar com um colega de trabalho desatento.
3. Utilize ferramentas de gestão com lembretes
As ferramentas de gestão de tarefas que possuem lembretes também ajudam na hora de lidar com um colega de trabalho desatento. Você poderá cadastrar o seu colega, com a autorização dele, e dividir as tarefas de uma forma mais funcional.
4. Dê feedback para o seu colega
Às vezes, a melhor maneira de lidar com problemas relacionados à atuação dos colegas é oferecendo um bom feedback. Por meio do feedback você pode apontar o quanto a desatenção pode estar afetando o desempenho do time, ajudando-o a pensar em estratégias positivas de mudança.
5. Reforce a necessidade de anotar o que deve ser feito
Por fim, experimente reforçar a necessidade de anotar o que deve ser feito, usando uma agenda física que possa contribuir para a organização e diminua o esquecimento de determinadas tarefas.
Assim, quem sabe, você começa a lidar com um colega de trabalho desatento de uma maneira mais fácil e positiva.
Seja você o colega que gostaria de ter quando precisou melhorar no trabalho. 😉