Quem sofre com acne, essa incomoda inflamação nas glândulas sebáceas que surge como erupções na pele, sabe que na maioria das vezes a principal causa está no desequilíbrio dos hormônios, entretanto, há outros vilões que podem desencadear esta condição: os alimentos.
Alimentos com alto índice glicêmico como leites e derivados podem ser tão nocivos à qualidade da pele, quanto o desiquilíbrio hormonal. Isso porque, eles contêm substâncias que podem favorecer o processo inflamatório das glândulas, fazendo o quadro surgir ou piorar.
E não são apenas os leites e derivados que interferem na produção de sebo da pele, outros nutrientes como os carboidratos e as gorduras trans também podem agravar a condição, caso o consumo seja excessivo.
Reduzir estes componentes da dieta ou buscar outras soluções, pode ser uma grande estratégia na hora de evitar a acne. Já as mulheres, visto que o período pré-menstrual acaba agravando o quadro, devido às alterações hormonais, a melhor dica, de acordo com especialistas é evitar tais produtos.
Leite e derivados X Acne
O leite e seus derivados pode ocasionar acne, devido sua proteína produzir um fator de crescimento (IGF-1), semelhante à insulina. Esta proteína acaba estimulando a produção de hormônios masculinos no organismo, que desencadeiam a inflamação.
Ainda de acordo com uma pesquisa feita pela Acne e Dieta e publicado na revista Nutrire, consumir leite e seus derivados mais de uma vez na semana pode aumentar o risco de acne em até quatro vezes.
Carboidratos X Acne
Já os carboidratos são responsáveis por interferir no metabolismo da glicose. Ao promover picos de insulina no organismo, o corpo reage apresentando as inflamações das glândulas sebáceas.
Além disso, caso o consumo de carboidratos simples, como açúcares refinados e farinha branca, seja assíduo, pode haver o processo de glicação, que é quando o açúcar acaba o inativando uma proteína benéfica para a pele, como por exemplo, o colágeno, após sua associação.
Com a redução de colágeno a pele fica mais suscetível ao surgimento de rugas e linhas de expressão.
Outros gatilhos para Acne
E os gatilhos para o surgimento da acne não param por ai. A qualidade da pele não é sensível apenas à alimentação e alterações hormonais, pois até a saúde mental também interfere na sua condição.
Pessoas que passam por estresse emocional, por exemplo, também são mais propensas à acne. Isso porque, durante este estado, o organismo acaba secretando mais cortisol, substância que estimula a produção de hormônios androgênios e de óleo pelas glândulas sebáceas.
Além disso, predisposições genéticas, uso de medicamentos, suplementos e até cosméticos acabam sendo possíveis gatilhos para o quadro acneico.
Também vale a pena lembrar, que a falta ou excesso de higienização são responsáveis pelo surgimento da acne.
Independente da causa, o mais importante é antes de iniciar qualquer tratamento cosmético ou dermatológico por conta própria, buscar a orientação de um especialista, no caso, um médico dermatologista. Ele poderá identificar a motivação do quadro acneico e entrar com as melhores soluções para amenizar este problema que afeta a autoestima do paciente.