Dosagem de hormônios e medicação androgênica são estratégias para controlar acne na TPM

photo-1500522144261-ea64433bbe27
Banco de Imagens: Unsplash

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) não mexe apenas com o emocional das mulheres, este período marcado pelas alterações hormonais também reflete na qualidade da pele, fazendo ser recorrente o surgimento de acne.

Isso ocorre porque as glândulas sebáceas, responsáveis por secretar o sebo na pele, acabam sendo influenciadas pelos hormônios sexuais, que por sua vez, sofrem um desequilíbrio durante o período que antecede a menstruação.

Diante disso, esses hormônios conhecidos como andrógenos estimulam uma maior produção de sebo, que acarreta na perceptível oleosidade da pele e consequentemente, no surgimento de mais acnes.

Também pode ser notado o excesso de sebo no couro cabeludo, que pode sofrer com a descamação, denominada como seborreia.

Além do período Pré-Menstrual, outros fatores podem influenciar nos níveis de sebo da pele, tais como a genética, exposição solar, estresse, falta ou excesso de higienização da cútis.

O que fazer?

photo-1542884841-9f546e727bca
Banco de Imagens: Unsplash

Para controlar o surgimento de acne durante a TPM, especialistas indicam a dosagem de hormônios, a fim de avaliar o perfil androgênio.

Dessa forma, caso seja comprovada a alteração, o médico pode prescrever o uso de anticoncepcional ou medicação androgênica, a fim de equilibrar os níveis desses hormônios que influenciam a produção sebácea.

Já se não houver um desequilíbrio hormonal, a intervenção pode ser feita através de tratamentos tópicos, alterando a potencia dos produtos de 15 em 15 dias.

Nesta abordagem, 15 dias antes e durante a menstruação, sabonetes e ácidos específicos para pele com acne são priorizados, logo após produtos para derme normal são introduzidos, a fim prevenir o ressecamento exagerado.

 

Alimentação também ajuda no combate à acne!

photo-1565895405138-6c3a1555da6a
Banco de Imagens: Unsplash

Investir em determinados alimentos antes de a menstruação chegar, também pode reduzir os temidos efeitos da TPM, incluindo a acne.

As folhas verdes, por exemplo, são fontes de Vitamina A, que atua como um poderoso ativo de renovação celular e na síntese do colágeno.

Também é importante apostar em alimentos anti-inflamatórios, já que a acne nada mais é do que uma inflamação das glândulas secretoras de óleo. Canela, gengibre, alho e açafrão são potentes anti-inflamatórios naturais, que devem ser acrescentados na alimentação, alguns dias antes da TPM aparecer.

Mas se mesmo assim, algumas espinhas ainda surgirem na pele após este período, investir em alimentos ricos em Zinco pode ajudar no processo de cicatrização, entre eles, amendoim, castanhas e feijão são ótimas opções.

Leia mais: Consumo regular de probióticos pode ajudar no tratamento contra acne

Cuidado com a limpeza em excesso!

photo-1599847987657-881f11b92a75
Banco de Imagens: Unsplash

Durante o período da TPM, utilizar produtos que contêm ácido salicílico pode ajudar a reduzir o processo de infamação das glândulas sebáceas.

A lavagem deve ser feita duas vezes ao dia, uma na manhã ao acordar e outra antes de dormir.

O excesso de limpeza pode ser tão danoso à pele quanto à falta de higienização, já que acaba promovendo um efeito rebote. O organismo acaba interpretando que deve produzir mais sebo, já que a lavagem constante acaba retirando toda a oleosidade, que também funciona como proteção da pele.

Além desses cuidados, buscar um auxílio profissional como um médico dermatologista sempre é viável, já que ele pode indicar a melhor abordagem para se livrar de vez da acne durante a TPM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.