A laserterapia é uma técnica muito utilizada para o tratamento de cicatrizes e lesões dos mais diversos tipos. Por exemplo, ela pode ser usada por uma lactante que está com lesões nas mamas, devido à amamentação, a fim de restabelecer o tecido da região e conseguir continuar amamentando. Além disso, pode ser usada em outros tipos de lesões e no tratamento de cicatrizes, com o intuito de minimizá-las.
Neste texto, reunimos algumas informações interessantes sobre a laserterapia que você precisa conhecer. Acompanhe e saiba mais!
O que é a laserterapia?
A laserterapia pode ser descrita como um tratamento no qual são utilizados feixes de luz laser com o intuito de promover a regeneração dos tecidos, em diferentes partes do corpo. Dessa maneira, a laserterapia pode auxiliar no processo de cicatrização, ao mesmo tempo em que auxilia reduzindo as cicatrizes que já existem, uma vez que promove essa regeneração da pele, como se estivesse restaurando-a.
O laser é direcionado à pele, fazendo com que o tecido cutâneo absorva a energia desse feixe de luz e, a partir disso, comece a desenvolver mais colágeno – sendo este indispensável para o processo de regeneração e cicatrização.
Sendo assim, esse tratamento vem sendo cada vez mais utilizado, em diversos ramos da medicina, uma vez que promove muitos benefícios no curto, médio e longo prazo, como veremos no tópico a seguir.
Quais os benefícios da laserterapia?
São muitos os benefícios que essa técnica pode oferecer. A seguir, você poderá compreender melhor por que esse tipo de procedimento tem estado cada vez mais presente nos campos da medicina. Veja só:
- Acelera a cicatrização: Como mencionamos anteriormente, a laserterapia ajuda na produção de colágeno, pois age a nível celular e fornece mais energia para as células da pele. Consequentemente, é um procedimento que pode ser muito útil em casos de lesões que não estão cicatrizando facilmente.
- Redução da dor: Ao promover a regeneração dos tecidos de forma efetiva, o tratamento com laserterapia também pode ser um forte aliado na redução da dor. Você poderá desfrutar de um maior conforto devido à recuperação mais acelerada dos tecidos.
- Auxilia na redução da inflamação: Novamente, o efeito de cicatrização da laserterapia também é responsável pelo auxílio na redução da inflamação na região afetada. Logo, é um aliado na promoção da saúde do tecido, deixando-o mais forte e pronto para se recuperar.
- Auxilia na redução de cicatrizes: As cicatrizes causadas pelas acnes, por exemplo, podem ser tratadas com a laserterapia com o intuito de reduzir as marquinhas que possam estar presentes no rosto. Como o colágeno é estimulado, a pele tende a se renovar, ficando mais bonita e até mesmo jovial. Sendo assim, uma forma interessante de minimizar aquelas cicatrizes que causam desconforto estético.
- Não é invasivo: Por fim, não podemos deixar de citar que esse tratamento tem o plus de não ser invasivo, já que não provoca nenhum tipo de corte. Logo, é uma estratégia bem interessante para tratar diversas situações, tudo sem causar fortes desconfortos no paciente.
Você já conhecia a laserterapia? Conte-nos nos comentários!