A Jornada do cliente é fundamental para as empresas, sendo assim, ainda que seja um novo entrante no empreendedorismo, é importante se manter atualizado sobre o caminho da compra percorrido pelo seu público.
Sendo assim, a jornada de compra do cliente pode ser direcionada para o setor de marketing digital. No entanto, a empresa deve amparar essa jornada forma holística. Por isso, é uma ferramenta de análise que mensura o nível de interesse do consumidor em um produto ou serviço.
Além disso, permite ações personalizadas que elevam o faturamento da empresa. Uma vez que aumenta a conversão em vendas. Sendo assim, é um conceito que ajuda a definir quais são as melhores mídias, mensagens e formatos específicos para que a empresa divulga seus produtos.
Por isso, é inerente à todas as áreas, já que através da jornada do cliente é possível viabilizar ações para vendas e relacionamento com os clientes, além da área comercial, se assim se for pertinente.
A jornada de compra é um modelo utilizado pelas empresas para melhorar a comunicação com o seu público. Dessa forma, fica mais fácil enviar ao cliente um produto no qual ele será mais receptivo para conhecer a proposta, bem como, é um direcionamento estratégico.
As etapas da jornada do cliente são baseadas em reconhecimento, consideração e decisão. Ou seja, o cliente em potencial reconhece uma necessidade e ele considera uma solução, que o leva até a decisão de compra através do produto que lhe é apresentado.
Além disso, é importante que a empresa se preocupe com parte da retenção, que se direciona ao fato de saber se o cliente está satisfeito com o produto, se o compraria novamente etc. Muitas empresas possuem essa função delegada ao setor de pós-vendas.
O conceito de jornada de compra é muito similar ao funil de vendas, por isso, em muitas empresas a jornada de compras está relacionada diretamente ao funil de vendas, no entanto, são conceitos completamente adaptáveis.
A jornada de compra do cliente pode ser estratégica, porém, é necessário analisar o desempenho das campanhas de marketing, bem como, analisar as métricas oriundas dos sistemas, e, até mesmo, fatores pontuais, como o volume de reclamações que a empresa recebe dos clientes, por exemplo.
Dessa forma, a empresa direciona suas ações e busca atrair tráfego para o site de uma forma orgânica. Por isso, em muitas empresas, a jornada de compras também pode ser viabilizada através de pesquisas de mercado. Sendo esse um fator que pode ser de grande valia no mercado atual.