Recentemente, com a grande entrada das fintechs no mercado de instituições financeiras, muitos bancos tiveram que tomar iniciativas para conseguir competir com as novas empresas. Dentre essas, uma das principais foi a adoção de cartões sem anuidade para o cliente. Nesse contexto, o banco Itaú está adotando políticas para retirar a anuidade de alguns dos seus cartões.
Esse movimento de zerar as anuidades dos cartões de crédito ganhou força por meio das iniciativas das fintechs e agora está tomando conta dos grandes bancos. A três anos o banco Itaú lançou o primeiro cartão sem anuidade da empresa, o Credicard Zero. Mais recentemente, a instituição vem retirando taxas de outros plásticos do banco.
Nesse ínterim, a última medida incorporada pelo banco foi direcionada aos clientes mais ricos da empresa. Aqueles clientes que são atendidos pela plataforma Personnalité, que estão presentes na classe alta, foram o foco do banco.
Os cartões que tiveram suas taxas de anuidades reduzidas a zero foram o Itaú Personnalité Black e o Itaú Personnalité Infinite. vale ressaltar que só terão acesso a esse benefício os clientes que tiverem mais de R$ 50 mil investidos no banco. Esses investimentos podem estar aplicados em fundos de investimentos, CDBs, ações e previdência privada, ou até mesmo em produtos como a poupança personnalité.
Atualmente, ambos os cartões Infinite e Black apresentam uma anuidade de R$ 996 que podem ser dissolvidos ao longo do ano. Antes da nova medida os clientes que usavam esses cartões só tinham direito a isenção da anuidade se tivessem no mínimo R$ 250 mil em investimentos com o banco Itaú.
A principais vantagens desses cartões é o acúmulo de pontos que os mesmos possibilitam aos clientes. Por meio desses pontos, os clientes VIPs do banco têm direito a diversos benefícios exclusivos. Um detalhe interessante é que os pontos não tem data de validade e podem ser usados a qualquer momento.
Os clientes podem ganhar 2 pontos a cada dólar gasto em compras nacionais e 3 pontos em dólares gastos com compras em sites internacionais ou no exterior. Os pontos podem ser trocados por descontos nas faturas, produtos, ou até mesmo por milhas para viagens de avião.
Anteriormente o Itaú personnalité anunciou uma medida que os clientes que investissem pelo banco teriam seus pontos multiplicados com uma taxa de 0,2% mensal. Ademais os usuários dos plásticos personnalité tem acesso a salas VIPs em aeroportos e desconto em cinemas, teatros e restaurantes parceiros.
No começo de maio o Itaú lançou uma promoção para seus clientes das classes menos elevadas. A promoção era para os clientes que fizerem a solicitação de um dos cartões, Hipercard Internacional, ou Sam’s Itaucard Gold, até o dia 31 de julho. A partir disso, esses clientes teriam sua anuidade retirada por tempo vitalícios. Sem a promoção esses cartões têm uma anuidade anual de R$ 160,80 e R$ 180, respectivamente.
Por fim, a política do Credicard Zero é uma das primeiras iniciativas que o banco Itaú para o segmento de cartões sem anuidade. Ademais, ele foi lançado em 2017 em uma versão digital e com o tempo foi aprimorado. O lançamento da conta digital Credicard é a novidade mais recente do cartão.