Enem e Vestibular

ITA prorroga período de inscrição do Vestibular 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o período de inscrição do Vestibular 2023 até o dia 22 de julho, próxima sexta-feira. Inicialmente, as inscrições seriam recebidas até o último dia 15. A seleção visa a admissão de candidatos civis no 1º Ano do Curso Fundamental do ITA para 2023.

Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas on-line, exclusivamente através do site do ITA. Os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido para efetivar o cadastro. O valor da taxa de inscrição é R$ 195. 

Para admissão, o ITA exige que o candidato deve: ser brasileiro nato; ter concluído o ensino médio; ser solteiro; ter no máximo 23 anos completos de idade, no último dia do ano anterior ao da matrícula; ter condições de saúde e aptidão física para matrícula no CPORAER-SJ; e estar com sua situação perante o Serviço Militar regularizada.

Seleção

O ITA realiza a classificação dos inscritos por meio de um exame de escolaridade e de um exame médico. No exame de escolaridade, os candidatos respondem avaliações sobre conteúdos do ensino médio

Apesar de haver prorrogação das inscrições, estão mantidas as demais datas do Vestibular 2023. A prova da 1ª fase será aplicada no dia 16 de outubro, enquanto as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. A 3ª fase consiste em um exame de inspeção de saúde.

As provas da 1ª fase serão compostas por 70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês. O ITA vai cobrar as seguintes obras literárias: “Os Ratos”, de Dyonelio Machado, “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Contos novos”, de Mário de Andrade.

As provas 2ª fase serão compostas por 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões de Química, 10 questões de Física e a Redação.

Os locais de prova serão nas seguintes cidades cidades: Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória.

De acordo com o edital, a oferta para o Vestibular 2023 é de 150 vagas, sendo 114 para a Reserva e 36 para a Ativa.

Veja mais informações no site do ITA.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFRGS abre inscrições para o Processo Seletivo Adicional 2022/2 via Enem.