O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) encerra nesta sexta-feira, dia 19 de maio, o prazo para envio dos pedidos de isenção referente ao Vestibular 2024. As solicitações devem ser feitas de forma virtual, até as 23h59 de hoje (horário de Brasília).
De acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que puderem comprovador um dos dois critérios estabelecidos pelo ITA para a concessão do benefício. Têm direito à gratuidade na inscrição os:
-
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
-
Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Para solicitar o benefício, os candidatos devem acessar o site do ITA, preencher formulário eletrônico de requerimento de isenção e enviar os documentos solicitados para a comprovação dos critérios.
De acordo com o cronograma, a publicação dos resultados dos pedidos de isenção está prevista para o dia 26 de maio, no site do ITA. Conforme o edital de isenção, o Instituto não vai aceitar a interposição de recursos ou revisões do resultado.
Os candidatos isentos não serão automaticamente inscritos no Vestibular ITA 2024. Portanto, todos os interessados (isentos ou não) deverão realizar o cadastro quando o período de inscrição for aberto, e aqueles cujos pedidos de isenção não forem aceitos deverão realizar o pagamento da taxa.
Vestibular ITA 2024
O cronograma com as principais datas do processo seletivo já está disponível. De acordo com o ITA, o período de inscrição para o Vestibular 2024 será do dia 1º de junho ao dia 15 de julho de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, por meio do site do ITA.
Poderão participar os estudantes que tenham o Ensino Médio completo ou que concluam o 3º ano em 2023. O Instituto não informou o valor da taxa de inscrição.
Provas
O Vestibular do ITA conta com três fases, sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade, enquanto a terceira fase conta com Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.
Ainda de acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase , que contam com questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, está prevista para o dia 8 de outubro de 2023.
Já a aplicação das provas da 2ª fase, exclusiva para os aprovados na etapa anterior, está marcada para os dias 7 e 8 de novembro de 2023. A prova dessa fase conta com questões dissertativas de Matemática, Química e Física. Além disso, nessa fase, o ITA aplica também uma prova de Redação em Língua Portuguesa.
Conforme divulgado pelo ITA, haverá locais de prova em todo o país, com pontos de aplicação nas seguintes cidades:
- Norte: Belém, Manaus e Natal;
- Nordeste: São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, e Vitória;
- Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande;
- Sul: Curitiba, Londrina, e Porto Alegre;
- Sudeste: Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.
Lista de obras literárias
O ITA já divulgou a lista de obras literárias cuja leitura é obrigatória para o Vestibular 2024. Nesse sentido, os candidatos devem ler as seguintes obras:
-
“A falecida”, de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
-
“A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues. Brasil, 1965, 90min.
-
“Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana. São Paulo: Editora Kapulana, 2017.
-
“O avesso da pele”, de Jeferson Tenório. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Acesse o edital de isenção do ITA na íntegra para mais informações.
Leia também Fuvest abre período para pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.