A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) mais um lote residual da restituição do Imposto de Renda. Trata-se do sétimo pagamento feito pelo Fisco neste ano de 2023. Desta vez, estão sendo distribuídos R$ 762,9 milhões para pouco mais de 358 mil contribuintes em todas as regiões do país.
A ideia da nova rodada de pagamentos é atender as pessoas que caíram na malha fina e, por isso, não conseguiram receber o saldo nos lotes regulares. São cidadãos que conseguiram resolver as suas pendências. O Fisco deverá iniciar a distribuição do dinheiro a partir das 10h.
Assim como nos meses anteriores, o processo de consulta segue o mesmo. Desde a última semana, o contribuinte pode entrar no site oficial da Receita Federal para realizar a verificação. Basta inserir os dados mais básicos, como CPF, data de nascimento, e o ano da competência da declaração.
“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, diz a Receita Federal.
Abaixo, você pode conferir o passo a passo da consulta:
De acordo com a Receita Federal, o novo lote residual da restituição do Imposto de Renda está sendo pago nesta quinta-feira (30) para os seguintes grupos:
Os repasses são feitos automaticamente na mesma conta que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2023.
Se a conta ou a chave Pix informada não estiver mais em funcionamento, não há problema. Neste caso, o dinheiro é enviado para o Banco do Brasil, de modo que o contribuinte precisa entrar em contato com esta instituição para reaver a quantia.
É possível reagendar o crédito através destes canais oficiais:
A Receita Federal informou que pouco mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na chamada malha fina neste ano de 2023. São contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda com algum tipo de erro. Entre as falhas mais comuns encontradas, podemos citar:
O contribuinte que caiu na malha fina deve acessar a plataforma para acompanhar se a sua declaração foi processada ou retida em malha. Para saber sobre o status do documento, basta seguir os passos abaixo: