Boa parte dos Estados brasileiros já estão cobrando o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores). O pagamento do tributo pode garantir descontos e outros benefícios aos proprietários de carros e motos.
Em quase toda unidade federativa, há reduções na cobrança para quem paga com antecedência, por isso é preciso ficar atento. Quem tem uma conta digital no Nubank, por exemplo, pode realizar o pagamento pelo aplicativo.
No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso conferir se o pagamento do IPVA, do licenciamento e do seguro obrigatório pode ser feito em qualquer banco. Em alguns estados, a operação só pode ser feita em instituições financeiras conveniadas.
Como pagar o IPVA no Nubank?
Caso seja possível para você, de acordo com a Secretaria da Fazenda, pagar o tributo pelo aplicativo do Nubank, veja como realizar o procedimento a seguir:
- Acesse o aplicativo do Nubank;
- Clique na “Pagar” e selecione “Pagar um boleto”;
- Escaneie o código de barras do boleto com a câmera ou digite os números manualmente;
- Escolha se quer pagar imediatamente ou agendar o pagamento;
- Confira todas as informações e clique em “Confirmar pagamento”;
- Digite a senha de quatro dígitos.
IPVA atrasado suspende a CNH?
A resposta para esta pergunta é não. Todavia, segundo o boato, quem estiver com o IPVA atrasado perde a CNH e o devedor ainda deve refazer todo o processo para obtenção de nova habilitação, além de pagar uma multa de R$ 2.934,70.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), as informações sobre cancelamento de CNH por IPVA atrasado são falsas, como já mencionado. Até então, conforme a lei, não pagar o tributo pode resultar em multa.
Além disso, o condutor pode ter o nome inscrito na dívida ativa e ficar impedido de realizar o licenciamento do automóvel. Neste caso, sem a licença regular, o veículo pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH.
Vale ressaltar que, normalmente, a habilitação é suspensa em casos de infrações gravíssimas, como envolvimento em acidente, embriaguez, alta velocidade em trecho não permitido, entre outras situações.
Cálculo do IPVA 2023
O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Em suma, é levado em consideração os valores venais praticados no mês de setembro do ano anterior, ou seja, o tributo do próximo ano será cobrado de acordo com os preços de setembro de 2022.
Com relação as alíquotas, depende da categoria do veículo. Em São Paulo, por exemplo, varia entre 1% e 4% do valor venal, veja:
- Caminhões – 1,5%;
- Ônibus e micro-ônibus – 2,0%;
- Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%;
- Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%;
- Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo “flex” – 4,0%;
- Veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras – 1,0%.