O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um dos tributos mais conhecidos no país, especialmente pelos motoristas. Em muitas situações, o imposto pode chegar a um valor bastante elevado para os donos de automóveis, o que faz com que busquem alternativas para serem isentados do pagamento.
No entanto, atualmente, o imposto pode ser pago com desconto de até 50% e, em algumas situações, o tributo pode deixar de ser cobrado. Portanto, confira como ser beneficiado com o desconto.
Primeiramente, é importante ressaltar que o desconto de até 50% no IPVA é destinado aos condutores residentes no estado de São Paulo. No entanto, apenas aqueles que possuem veículos elétricos ou híbridos podem pagar a metade do valor do tributo. O objetivo é, além de possibilitar mais facilidade para o pagamento, incentivar que os condutores prefiram a aquisição de automóveis que não necessitem de combustíveis fosseis por serem menos poluentes.
Além dos 50%, o governo de São Paulo concedeu até 9% de desconto no IPVA no início deste ano para pagamentos à vista.
Os cidadãos proprietários de algum veículo sabem que, anualmente, são obrigados a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, mesmo que o tributo seja obrigatório, também pode ser isentado em algumas situações. Portanto, confira a LISTA de veículos que receberão ISENÇÃO do IPVA 2023.
É importante salientar que, dentre os fatores que isentam o IPVA, está o ano em que o veículo foi fabricado. De acordo com as informações, estão liberados de pagar o imposto veículos fabricados de 10 a 30 anos atrás. No entanto, é importante frisar que as condições são estipuladas de acordo com cada Detran.
Veja a isenção do IPVA segundo o ano de fabricação do veículo:
Vale ressaltar que nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a redução do IPVA é progressiva. Ou seja, quanto mais velho o carro, menos impostos você paga.