As perfumarias de produtos importados são as “queridinhas” das pessoas, uma vez que o perfume revela a identidade de quem o usa. Por isso que hoje, nós vamos indicar como investir em uma franquia de perfumes importados.
O mercado de perfumaria é promissor, afinal, as pessoas não desistem de investir em produtos de estética e perfumaria. Assim, se torna um investimento de alta lucratividade para que possui um bom valor para injetar inicialmente.
Procure não cometer os principais erros dos empreendedores do segmento
Antes de investir de vez no setor, é fundamental que você saiba onde está “pisando”, e evite cometer erros antigos. Para isso, tenha em mente:
- Evite cair na ilusão de não se dar conta de que o mercado é altamente competitivo, tendo sempre em vista muitas empresas estarem fazendo a comercialização, bem como a revenda de produtos importados falsificados.
- Normalmente uma perfumaria de produtos importados, também comercializa cosméticos, cremes e outros produtos da marca;
- Adquira uma franquia que seja confiável e que revenda produtos importados, pois, assim, você vai obter todas as vantagens de se ter uma franquia como: suporte, marketing, marca e garantia de produtos verdadeiros.
Quem é o público-alvo de uma franquia de perfumes importados?
O principal tipo de consumidor fiel de uma franquia de produtos importados é o mais variado possível. Sendo assim, ele é:
- De todos os sexos;
- Com idades entre 15 e 70 anos;
- Pessoas das classes A, B e C, considerando que os preços dos perfumes importados são relativamente altos.
Mas, tenha sempre em mente que mesmo tendo um amplo público-alvo, não significa que as vendas serão grandes em todos os meses do ano. Normalmente os meses de janeiro e julho, são meses de baixo faturamento, uma vez que são meses de férias escolares e os investimentos se voltam para viagens de férias.
Porém, em contrapartida, existem várias datas que o faturamento pode ser maior daquele esperado como: Páscoa, Dias da Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Dia das Mulheres e outras datas festivas.
Quais são os produtos que você deve ter em sua perfumaria?
Geralmente, quando se abre uma franquia de perfumes importados, os produtos já são definidos pela franqueadora. O que você pode definir, é a quantidade e a variedade desses produtos.
Assim, procure investir mais em produtos que possuem maior demanda, além de contar com um estoque bastante variado nas datas em que a comercialização aumenta. Invista em produtos que tenham maior propaganda e que sejam mais atrativos para os seus clientes.
Não esqueça dos cosméticos e produtos de maquiagem que ajudam a complementar o faturamento, e normalmente são vendidos juntamente com os perfumes importados.
Qual a estrutura necessária para montar uma franquia de perfumes importados?
A estrutura necessária depende quase que exclusivamente das orientações da franqueadora, mas normalmente as exigências são:
- Local e estrutura de acordo com as orientações da franqueadora. Mas procure encontrar um local de grande circulação de pessoas, que possam ser seus clientes em potencial. É complicado comercializar produtos importados originais em um local próximo a pontos de ônibus, ou rodoviárias, por exemplo;
- Não esqueça que o espaço físico deve acomodar gôndolas ou prateleiras de vidro, e espaços onde os clientes possam circular e escolher o produto que mais atende a sua preferência. Além disso, os espaços ter visibilidade e precisam ser identificados para que o cliente ganhe tempo na procura de um produto em específico;
- Não há necessidade de expor todos os produtos que você tem de cada modelo. Opte por apresentar 2 ou 3 embalagens de produtos, e manter o restante no estoque, repondo sempre que houver necessidade;
- Se a franqueadora oferecer também o e-commerce, ele deve funcionar em local separado na loja física, para não misturar as atividades.
Realize investimentos em treinamentos para os colaboradores
Os colaboradores precisam conhecer perfumes importados, as essências que o compõem, as suas atuações sobre a pele e sobre o olfato, entre outros conhecimentos.
Saber comercializar produtos importados é de grande utilidade para a franquia, uma vez que, o conhecimento do colaborador será um diferencial sobre as vendas. Assim, ofereça os treinamentos elaborados pela própria franqueadora e acrescente conhecimento com outros cursos de vendas e também sobre fragrâncias.
Este investimento é fundamental para a sua unidade.
Por fim, não esqueça: procure por uma franqueadora que possua produtos importados originais. Há uma diferença muito grande em oferecer perfumes importados falsificados, ou que possuem somente a essência dos perfumes importados.
Assim, você estará trabalhando da melhor forma pelo seu negócio e, dessa forma, dará credibilidade para a sua unidade e para o seu nome!