Empreendedorismo

Passo a passo para investir em cotas de franquia

Você pretende adicionar cotas de franquia em sua carteira de investimentos? Pois saiba que isso é possível e, muitas vezes, altamente rentável. Por este motivo hoje nós vamos indicar o passo a passo para investir em cotas de franquia, além de te ensinar como tudo funciona.

Passo a passo para investir em cotas de franquia — Reprodução Canva

O que significa investir em cotas de franquias?

Basicamente as cotas de franquia tem funcionamento semelhante à compra de ações de uma empresa. 

O investidor se torna cotista da franquia e, em troca, recebe rendimentos de renda fixa, ou seja, os dividendos gerados pela lucratividade da franquia, sendo um investimento de baixo a moderado risco. 

Ao vender as suas cotas, quem investe recebe o valor investido, mas acrescido dos rendimentos.

Assim, o que fica evidente é que o cotista não participa das ações da franquia em si e nem atua diretamente sobre a empresa. Dessa forma, ele somente entra com o seu investimento e recebe os dividendos.

Entenda o que é franquia

A franquia é uma empresa estabelecida e que pretende aumentar a sua participação no mercado. Isso acontece quando opta por replicar sua unidade piloto em unidades franqueadas. 

Para tanto, o franqueador estabelece parcerias através de contratos com os franqueados e, assim, compartilha sua marca, seus processos e todo o know-how adquirido com o negócio. A vantagem para quem se interessa pela franquia é começar um negócio que já está consolidado no mercado e bem-sucedido.

O sucesso das franquias é reconhecido por todos, uma vez que a sua expansão, nada mais é do que uma unidade replicada da original. Assim, quem entrar, por exemplo, numa unidade franqueada da Burger King, sabe que terá a mesma qualidade dos produtos oferecidos pela empresa principal.

É confiável investir em cotas de franquia?

Entendendo as cotas como parte porcentual de uma franquia, você sabe que vai estar investindo em uma marca juntamente com todos os seus equipamentos, unidades e processos já consolidados. 

Assim, o investimento em cotas de franquia tende a ser confiável, uma vez que você não precisa se envolver diretamente com o gerenciamento, nem com seus processos produtivos, mas somente investir e receber os dividendos gerados pelos lucros da franquia.

Quem realiza todo o gerenciamento da franquia é o franqueador, que faz a prospecção de interessados, lhes dá suporte e ajuda a abrir as unidades.

Por outro lado, ao cotista cabe gerenciar a sua carteira de investimentos e verificar se está dando a lucratividade esperada.

Quais são os riscos de se investir em cotas de franquias?

É preciso que fique bem claro que, em qualquer tipo de investimento realizado existem riscos, sejam eles maiores ou menores dependendo dos tipos de investimentos realizados. Mesmo assim, é preciso conhecer o que está em jogo dentro dessa modalidade:

  • Não há regulamentação legal deste tipo de investimento, mas se você conhecer a franquia e, se souber que há um histórico de lucratividade, pode se tornar um bom negócio para investir;
  • Investir em uma franquia sem histórico de lucratividade, pois sendo cotista, você se torna responsável também pelos prejuízos da franquia.

Qual é a opção para ser cotista de uma franquia de forma legal?

Sob a forma dentro da lei, há uma opção para que você se torne cotista de uma franquia: sendo sócio investidor. Dessa forma, você poderá aproveitar financeiramente o grande desenvolvimento do setor, sem se envolver no gerenciamento.

Assim, a franquia terá o sócio investidor. E ele é que entrará com o capital e receberá dividendos pelo aporte realizado. Porém, não se envolverá em nenhuma ação de organização geral da franquia. 

Também há o sócio operador, que será responsável por gerenciar a empresa ou sua unidade franqueada. Ele é escolhido pela franqueadora ou pelo sócio investidor.

Por fim, é feito um contrato entre as partes, franqueadora e franqueado e o investidor entra com o capital e recebe os rendimentos. Tendo tudo isso em mente, tenha claro: o sucesso da unidade dependerá exclusivamente do sócio operador, ou do franqueado. Logo, a escolha desta pessoa precisa ser assertiva.

Concluindo as informações do post de hoje, agora que você já sabe como funciona o investimento como cotista de franquias, é possível avaliar e, então, escolher se deseja ou não investir nesta modalidade. Essa é, sem dúvida, uma boa opção para quem tem interesse no assunto, mas não quer toda a responsabilidade de um gerenciamento completo da empresa em questão.

Assim, a cota de uma franquia ainda pode ser interessante e rentável para você.