O Tesouro Direto é um título emitido pelo Tesouro Nacional. Sendo assim, o Tesouro Direto é um título público de renda fixa.
De forma sucinta, investir no Tesouro Direto é como emprestar dinheiro para o Governo Federal. Dinheiro esse que é devolvido com juros na data do final do contrato.
Investir no Tesouro Direto é muito simples, basta abrir a sua conta em uma corretora, transferir o seu dinheiro e escolher o seu título do Tesouro.
Sendo assim, o título adquirido ficará registrado no seu CPF, podendo ser consultado a qualquer tempo por meio do seu extrato no site do Tesouro Direto.
Além das corretoras de valores, os bancos também oferecem esse intermédio de forma online e sem taxas. Por exemplo, dentro do aplicativo do banco inter e do Nubank é possível investir de forma fácil e rápida.
É possível investir no Tesouro Direto nas seguintes opções:
O resgate funciona de forma muito simples. No vencimento do título do seu investimento, o valor fica disponível na sua conta. Sendo assim, já os recursos resultantes de venda antecipada de títulos estarão disponíveis na sua conta no dia seguinte ao da venda.
O IR (Imposto de Renda) funciona de forma regressiva, ou seja, quanto mais tempo o investimento permanecer, menor será o valor pago referente ao imposto de renda quando houver o resgate.
Funciona da seguinte forma:
Conforme informações oficiais da B3, a partir do dia 01/08/2020, o título Tesouro Selic passou a ser isento da taxa de custódia até o estoque de R$10.000,00. A taxa será cobrada sobre os valores que excederem o estoque de R$10.000,00, por investidor.