A combinação entre inteligência emocional e o ambiente de trabalho precisa ser adequada para que cada indivíduo venha a ter mais bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.
Afinal, passamos grande parte das nossas vidas em nosso trabalho e, por isso, devemos cuidar da nossa saúde emocional nesse ambiente.
Por conta disso, neste texto nós unimos algumas dicas que podem ajudar você dessa forma. Acompanhe e inspire-se em nossas ideias.
A inteligência emocional e o ambiente de trabalho andam lado a lado e precisam ter um bom “relacionamento” entre si. Para começar a desenvolver isso, veja as considerações abaixo:
A inteligência emocional não está relacionada apenas à forma como você lida com o que sente no trabalho. Mas sim, ela também se relaciona com a maneira como você lida com as emoções que as outras pessoas apresentam diante de você.
Ou seja, é ter a capacidade de compreender quando o colega está estressado e não se sentir afetado por isso; também é saber perceber a angústia do chefe e assim manejar melhor a conversa.
Quando aprendemos a reconhecer as emoções das outras pessoas, sem agir de forma impulsiva em cima disso, passamos a ter menos conflitos interpessoais e aprendemos mais sobre as emoções.
Da mesma forma que você deve respeitar as emoções alheias e não agir apenas de forma impulsiva, você também deve dar um tempo para entender o que você sente.
Quando pensamos em inteligência emocional e o ambiente de trabalho é justamente isso que vem à mente: dar pausas quando as coisas parecem pesadas e desgastantes.
Isso lhe ajudará a entender melhor o que acontece em sua volta, viabilizando até um autoconhecimento maior.
Para ter um equilíbrio entre inteligência emocional e o ambiente de trabalho, cultive uma rotina que seja saudável. Faça pausas ao longo do dia, alongue-se, beba água, respire fundo quando a ansiedade aparecer, delegue atividades quando necessário, e assim por diante.
Dessa forma você evita sobrecargas emocionais e pode lidar muito melhor com o que você sente no dia a dia.
Por fim, comece a trabalhar melhor os relacionamentos que você tem no trabalho. Construa relações sadias, dando espaço para os seus colegas, mas também respeitando os seus limites.
Procure separar o pessoal do profissional, e sempre aposte no diálogo quando alguma coisa importante precisa ser resolvida.
Nada de partir para fofocas ou julgamentos, mas sim, sempre busque resolver de maneira pacífica e organizada as mais diversas demandas do ambiente de trabalho.
Agora é hora de você investir na relação entre inteligência emocional e o ambiente de trabalho. Cultive bons hábitos, cuide da sua mente e sempre respeite os seus limites. Dessa forma você verá como isso impacta na sua qualidade de vida no trabalho. Bom desenvolvimento!