O número de empresas cresceu consideravelmente nos últimos anos, com um número expressivo de pequenas e médias empresas.
Segundo Teixeira Filho, praticamente 99% das empresas industriais, comerciais ou de serviços são de porte micro e pequeno.
Porém com esse crescimento vem a concorrência, mudanças culturais, demográficas, tecnológicas, e são fatores que interferem no sucesso dos negócios.
Com isso as empresas de qualquer porte e segmento devem estar atentas a essas transformações e usar as informações de forma correta, garantindo assim sua sobrevivência em uma economia altamente capitalista.
Mas, o que é a Inteligência Competitiva (IC) e qual relação com as empresas?
É um processo de aprendizagem definido pela competição. Baseado em informações de mercado, permite a otimização da estratégia corporativa em curto e longo prazo.
Esse conhecimento é adquirido sobre os concorrentes e o ambiente competitivo.
O conhecimento adquirido com a Inteligência Competitiva da às organizações habilidades para lidar com a complexidade e os sinais da ambiência externa.
Os problemas administrativos dos pequenos negócios é consideravelmente distinto das grandes empresas.
Os MPEs têm dificuldades para acessar as informações sobre o ambiente competitivo, pois os recursos para obter tais informações concorrem com outras atividades dentro dessas organizações.
Por outro lado nos pequenos negócios, os indicadores do dia a dia prevalecem sobre os de longo prazo.
Logo, essas empresas tendem a olhar para os impactos na hora de tomar uma decisão.
As redes sociais ainda podem ser utilizadas como estratégia para planejar ligações que permitam acesso à informação.
As redes possibilitam a identificação de especialistas de diferentes áreas e de experiências inovadoras bem sucedidas.
Essas redes são:
Inserir a IC nas redes sociais é uma grande oportunidade para as empresas, visando à interatividade com os fatores internos e externos.