Instagram muda regras para comentários em stories e surpreende usuários; entenda
Veja o que mudou nas regras sobre comentários públicos em stories, e veja como medida impacta usuários do Instagram
Se você costuma usar o Instagram com uma certa frequência certamente percebeu uma mudança importante nesta quarta-feira (19). A rede social passou a permitir comentários públicos nos stories da rede social. A mudança pegou muitos usuários de surpresa.
Com a alteração, os usuários da rede social poderão deixar mensagens públicas nas publicações temporárias, assim como já acontece com as publicações do feed.
Hoje, já é possível comentar nos stories de qualquer pessoa, e até mesmo interagir com emojis. Mas até aqui, a mensagem era enviada diretamente para o dono do post. Agora, a ideia é permitir que o comentário se torne público, o que, segundo a rede social, pode provocar mais interação e envolvimento entre os usuários.
Apesar de o Instagram não apresentar a possibilidade de desativar os comentários nas configurações do app, as mensagens poderão ser restringidas.
Mais baixada do mundo
O Instagram, da Meta, se tornou a rede social mais baixada do mundo. A informação foi confirmada por meio de análises de dados da empresa Sensor Tower. Em 2023, o número total de downloads bateu a marca de 768 milhões, um aumento de 20% em relação a 2022.
Ao se tornar a rede social mais baixada do planeta, o Instagram ultrapassa um outro gigante do mundo digital: o TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance. Em todo o ano de 2023, pouco mais de 733 milhões de downloads do TikTok foram realizados, um aumento de 4%, insuficiente para se manter no topo.
Número de usuários do Instagram
Dados oficiais apontam que o número total de usuários ativos mensais do Instagram já bateu a marca de 1,47 bilhão. Ao mesmo passo, o número de seguidores do TikTok caiu 12 milhões no último semestre do ano passado, e agora o total de cidadãos que utilizam a plataforma é de 1,12 bilhão.
No quesito engajamento, no entanto, o TikTok segue na frente. Ainda de acordo com a Sensor Tower, os usuários passaram, em média, mais tempo nesta rede social. Veja na lista abaixo:
- 95 minutos no TikTok;
- 62 minutos no Instagram;
- 30 minutos no X (antigo Twitter);
- 19 minutos no Snapchat.
Por que o Instagram cresceu
Especialistas apresentam visões diferentes para tentar explicar a troca de posições entre as duas redes sociais no ano passado. Talvez a razão mais lembrada seja mesmo o fato de o TikTok estar sofrendo uma série de banimentos em vários países do Ocidente, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo.
Mas para além disso, há um outro motivo que pode explicar a mudança de posição: a popularidade dos Reels. Este recurso de compartilhamento de vídeo foi adicionado à plataforma do Instagram no ano de 2022, justamente com o objetivo de bater o crescimento do TikTok, que trabalha essencialmente com a reprodução de vídeos curtos.
Concorrência chegando
O Instagram deve ganhar concorrência muito em breve. De acordo com informações da imprensa internacional, o TikTok está neste momento trabalhado em um novo braço, que deve se chamar Whee, e que vai permitir o compartilhamento de fotos com melhores amigos. A ideia é justamente competir com o Instagram.
O app em questão ainda não tem data para chegar ao Brasil. O que se sabe, é que a plataforma vai permitir a manutenção de um feed de imagens, além da utilização de filtros nas fotos tiradas pelo app. Também será possível manter um rol de conexão de amigos.
“Capture e compartilhe fotos da vida real que somente seus amigos podem ver, permitindo que você seja mais autêntico”, afirma a descrição do Whee no Google Play, loja de apps do Android. “Whee é o melhor lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida.”
Ao menos até a publicação deste artigo, o TikTok não tinha se manifestado sobre o lançamento da sua nova plataforma no Brasil.