INSS: veja o que muda na nova Central de Atendimento do 135
INSS decidiu fazer alterações no sistema de atendimento da Central 135. Instituto diz que alterações ajudarão os usuários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu aplicar uma série de alterações no sistema de atendimento da Central 135. Trata-se do canal de comunicação da autarquia por telefone. Os agentes argumentaram que as mudanças têm como objetivo simplificar a vida de quem está procurando por algum serviço.
As principais mudanças giram em torno da unificação das opções. Até aqui, por exemplo, o indivíduo tinha que saber qual era a diferença entre Atualização de dados cadastrais e Atualização de dados do benefício. O primeiro servia para alterar as informações de qualquer pessoa e o segundo apenas para quem já recebia o saldo. Muita gente acabava se confundindo.
A partir de agora, quem quer alterar algum dado seja do cadastro ou do benefício, pode escolher apenas a opção Atualizar cadastro e/ou benefício. Dessa forma, ele poderá conseguir fazer a alteração que deseja sem se preocupar em ter acertado a opção correta enquanto ligava para o atendimento do INSS.
Quem quiser incluir/excluir/renovar o procurador do benefício ou o representante legal, poderá clicar na opção Atualizar procurador e representante legal. Já a opção Atualizar vínculos e remunerações e código de pagamento, serve para aqueles que querem mudar vínculo e remuneração ou mesmo alterar o código que foi dado no recolhimento das contribuições.
O INSS dará ainda outras opções de mudança em cadastro. São elas: Atualizar vínculos e remunerações e código de pagamento; Atualizar dados do Imposto de Renda; Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial; Solicitar emissão de pagamento não recebido e Solicitar desistência e Encerramento e renúncia de benefício.
Pagamentos nesta semana
Vale lembrar que na próxima quinta-feira (25), o INSS começa as liberações dos saldos deste mês de agosto. Neste primeiro momento, os pagamentos são feitos para as pessoas que recebem um salário mínimo, ou seja, R$ 1212.
O Governo explica que os depósitos são feitos gradativamente, de modo que é importante se basear no número do seu cartão para saber quando poderá receber o benefício. Lembre-se que é preciso checar o final do número sem contar com o dígito verificador.
Quem recebe mais do que o mínimo de R$ 1.212, ainda precisa esperar mais um tempo para começar a receber os seus benefícios. Para este grupo de pessoas, a expectativa é iniciar as liberações apenas a partir do próximo dia 1 de setembro.
Calendário do INSS
De posse destas informações, o cidadão pode conferir os calendários de pagamentos. Veja abaixo:
Para quem recebe um salário mínimo
Final 1: Recebe dia 25 de agosto (quinta-feira);
Final 2: Recebe dia 26 de agosto (sexta-feira);
Final 3: Recebe dia 29 de agosto (segunda-feira);
Final 4: Recebe dia 30 de agosto (terça-feira);
Final 5: Recebe dia 31 de agosto (quarta-feira);
Final 6: Recebe dia 1º de setembro (quinta-feira);
Final 7: Recebe dia 2 de setembro (sexta-feira);
Final 8: Recebe dia 5 de setembro (segunda-feira);
Final 9: Recebe dia 6 de setembro (terça-feira);
Final 0: Recebe dia 8 de setembro (quinta-feira).
Para quem recebe mais do que um salário mínimo:
Final 1 e 6: Recebe dia 1º de setembro (quinta-feira);
Final 2 e 7: Recebe dia 2 de setembro (sexta-feira);
Final 3 e 8: Recebe dia 5 de setembro (segunda-feira);
Final 4 e 9: Recebe dia 6 de setembro (terça-feira);
Final 5 e 0: Recebe dia 8 de setembro (quinta-feira).