Após a Reforma da Previdência, em 2019, os meios de solicitação das aposentadorias, pensões e auxílios passaram por algumas mudanças. Atualmente, é possível realizar o procedimento presencialmente nas unidades físicas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e pela internet pelos canais digitais da autarquia.
Para os atendimentos presenciais, é necessário que o segurado realize um agendamento prévio. No entanto, o INSS liberou recentemente o chamado “atendimento espontâneo”, para informação ou orientação em guichê específico, sem agendamento.
O agendamento para o atendimento presencial nos postos da Previdência Social pode ser feito pela Central telefônica do INSS, no número 135, ou pelo aplicativo Meu INSS. Com relação a solicitação do benefício pelos canais digitais, pode ser realizada a qualquer. Veja como:
Alguns documentos são essenciais para as aposentadorias, independente de qual seja. Confira a relação a seguir:
No caso de solicitação de aposentadorias mais específicas, como a por incapacidade permanente, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades, como:
Os postos do INSS funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h ou 8h às 13h ou 14h, dependendo da unidade. Contudo, nas agências que realizam perícia médica durante o turno vespertino, o funcionamento poderá ser estendido até as 18h.
Os beneficiários do INSS poderão consultar os valores do INSS, além dos descontos realizados na folha de pagamentos.
Os segurados podem consultar o extrato que pode ser feito da seguinte forma:
Demais canais de atendimento do INSS