Todas as perícias médicas agendadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram suspensas. Isso vale para as perícias que estavam agendadas para segunda-feira e também para os próximos dias. O INSS informou a suspensão, sem data definida para o retorno. A decisão foi tomada após a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) anunciarem que os médicos não retornariam para os atendimentos presenciais por falta de segurança.
“A Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial. Destacamos que, o segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”, disse o INSS em nota.
Sem divulgar quando as perícias médicas retornarão, o INSS afirmou que as inspeções nas agências acontecerão em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. De acordo com o órgão, as perícias retornarão após ser comprovada a adequação dos consultórios.
De acordo com Leonardo Rolim, presidente do INSS, quem tinha perícia agendada e agora foi suspensa terá algum tipo de prioridade quando fizer a remarcação. Ele também explicou que quando a nova perícia for feita, e se o benefício for liberado, ele será retroativo à data de requerimento original.