Os pagamentos de outubro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram na última terça-feira (25). Cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia estão sendo contemplados.
No entanto, a folha de pagamento deste mês também trouxe a suspensão dos repasses para os servidores públicos que não realizaram a prova de vida. Contudo, estes têm 90 dias para realizar o procedimento antes do cancelamento do pagamento.
A lista com o nome dos segurados que terão o pagamento suspenso, em outubro, foi publicada em um edital no Diário Oficial da União, do dia 13 de outubro.
Falta da prova de vida pode suspender o benefício
De acordo com as regras da Previdência Social, os servidores públicos que se aposentam pelo regime próprio, devem realizar a prova de vida anualmente no mês do seu aniversário. Caso o procedimento não seja realizado em até 90 dias, o pagamento é suspenso automaticamente pelo INSS.
Portanto, para voltar a receber o benefício, o servidor deve ir pessoalmente em uma das agências do banco em que recebe sua aposentadoria ou pensão. Na ocasião, será necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto ou realizar o procedimento pelo aplicativo.
Desse modo, o benefício será restabelecido a partir da primeira folha de pagamento disponível para inclusão. No caso dos demais segurados do INSS, a prova de vida está suspensa desde o mês de fevereiro e seguirá assim até 31 de dezembro deste ano. O procedimento só será retomado em janeiro de 2023.
Como consultar informações relativas ao INSS
Os segurados podem ligar para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 07h às 22h. Também é possível realizar o procedimento através do aplicativo ou site Meu INSS.
Calendário de outubro do INSS
Para quem recebe um salário mínimo:
- Benefício final 1 – 25 de outubro;
- Benefício final 2 – 26 de outubro;
- Benefício final 3 – 27 de outubro;
- Benefício final 4 – 28 de outubro;
- Benefício final 5 – 31 de outubro;
- Benefício final 6 – 1 de novembro;
- Benefício final 7 – 3 de novembro;
- Benefício final 8 – 4 de novembro;
- Benefício final 9 – 7 de novembro;
- Benefício final 0 – 8 de novembro.
Para quem recebe MAIS que o salário mínimo:
- Benefício final 1 e 6 – 1 de novembro;
- Benefício final 2 e 7 – 3 de novembro;
- Benefício final 3 e 8 – 4 de novembro;
- Benefício final 4 e 9 – 7 de novembro;
- Benefício final 5 e 0 – 8 de novembro.