Recentemente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizou um adicional de 25% no valor da aposentadoria dos seus segurados. De acordo com informações do instituto, os aposentados podem ultrapassar o teto salarial do instituto, que está em R$ 7.087,22 atualmente, podendo chegar a até R$ 8.859,02.
A princípio, podem receber o adicional de 25% do INSS os segurados que são beneficiados com a aposentadoria por invalidez, que é paga às pessoas portadoras de deficiência extrema, que dependem de terceiros para a realização de atividades comuns, como comer, tomar banho e se locomover.
O objetivo do pagamento extra é o auxílio para esse grupo de beneficiários do instituto que, geralmente, possuem necessidades maiores que os demais.
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o adicional de 25% seria pago apenas aos aposentados por invalidez. No entanto, de acordo com o INSS, o valor extra poderá ser pago nas seguintes situações:
O segurado que deseja receber o adicional deve agendar uma perícia médica por meio do site ou aplicativo “Meu INSS” ou também pelo telefone 135. No dia da análise, o aposentado deve apresentar os documentos necessários, como RG, CPF, laudos médicos e exames.
Passo a passo de como agendar a perícia médica:
O resultado da perícia pode ser consultado na própria plataforma do Meu INSS. Confira como realizar o procedimento:
Nos casos em que o acréscimo não for concedido, pode significar que o perito do INSS descartou a necessidade da assistência permanente de terceiros. Porém, caso o aposentado não concorde com a decisão, é possível entrar com uma ação judicial.