O procedimento para se aposentar no Brasil é um dos mais criteriosos. Geralmente, quando um cidadão decide se aposentar, muitas vezes ainda acredita que as regras são de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, além de 15 anos de contribuição.
No entanto, desde a reforma da previdência em novembro de 2019, muitos critérios foram alterados, prejudicando muitos cidadãos devido a rigorosidade para concessão do benefício.
Novas regras
Em síntese, os requisitos para se aposentar por idade urbana este ano são:
- Homens: Precisam ter pelo menos 65 anos de idade mais 20 anos de contribuição;
- Mulheres: Precisam ter pelo menos 62 anos de idade mais 15 anos de contribuição.
Consequentemente, muitos trabalhadores questionam as novas regras, alegando que já contribuíram bastante com a previdência e que estavam perto de se aposentarem até o estabelecimento da reforma.
Regras de transição da aposentadoria
Esse requisito só é válido para os trabalhadores que já contribuíam com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da vigência da Reforma da Previdência em 2019.
- Homens: Precisam ter 65 anos de idade mais 15 anos de contribuição;
- Mulheres: Precisam ter 60 anos e seis meses de idade, a partir de 2020, até atingir 52 anos mais 15 anos de contribuição.
Para compreender melhor, veja os exemplos: caso a mulher que tenha completado 60 anos de idade antes de novembro de 2019, basta ter 15 anos de contribuição para pedir a aposentadoria. No contrário, a cada ano devem ser somados 6 meses à idade para garantir o benefício.
Confira:
- 60 anos e seis meses de idade em 2020 + 15 anos de contribuição;
- 61 anos de idade em 2021 + 15 anos de contribuição;
- 61 anos e seis meses de idade em 2022 + 15 anos de contribuição;
- 62 anos de idade em 2023 + 15 anos de contribuição.
Vale lembrar que a aposentadoria por idade urbana é mais simples concedida pelo INSS, porém, ainda existem diversos requisitos que podem levar o processo de concessão mais desgastante. Contudo, as regras para os homens que fizeram 65 anos de idade em novembro de 2019 não foram alteradas.