O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem alertando aposentados e pensionistas sobre golpes. Na maioria das vezes, as tentativas de golpe ocorrem por meio de ligações ou mensagens por e-mail, onde os criminosos solicitam dados pessoais e transferência de dinheiro para liberação de benefícios.
Segundo o INSS, os criminosos se passam por funcionários do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e pedem a transferência de dinheiro para liberar supostos benefícios atrasados. É importante saber que o INSS nunca entra em contato direto com os indivíduos solicitando dados ou fotos de documentos.
Saiba como se proteger de golpes
O Instituto Nacional do Seguro Social alerta que é importante sempre manter os dados de contato como telefone, e-mail e endereço atualizados. Para isso, basta acessar o Meu INSS, ou atualizar pelo telefone 135.
Como já citado anteriormente, o INSS nunca entra em contato direto com as pessoas para solicitar dados, nem pede fotos de documentos. Desse modo, caso alguém faça uma comunicação pedindo dados em nome do INSS, os indivíduos não devem atender a solicitação e é importante bloquear o contato.
O INSS utiliza o número 280-41 por SMS para informar os cidadãos, contudo, ele nunca envia links ou solicita documentos por mensagem de texto. Além disso, sempre que o INSS convocar o cidadão para apresentar algum documento, a convocação fica registrada no “Meu INSS” e pode ser verificada pelo telefone 135.
Para evitar golpes é importante que os cidadãos utilizem apenas os canais oficiais de atendimento do INSS, seja para agendar serviços ou enviar documentos. Os canais oficiais são o aplicativo ou site “Meu INSS” ou agência da Previdencia Social (com agendamento).
Ao utilizar os canais de atendimento oficiais, como o telefone 135 ou o chat humanizado da Helo, os atendentes podem pedir algumas informações. Isso serve como um procedimento de segurança a fim de confirmar a identidade de quem está entrando em contato.
O INSS ainda alerta sobre a importância de denunciar tentativas de golpe na Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Ao cair em um golpe, o indivíduo precisa registrar um boletim de ocorrência e comunicar os órgãos envolvidos como o INSS ou instituição bancária em que recebe o benefício.
Entenda como funciona as revisões do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social ainda alerta sobre outra prática fraudulenta que vem sendo aplicada, onde os criminosos afirmam estar realizando uma revisão do benefício. Os estelionatários afirmam que os segurados têm direito a receber um valor referente a uma revisão do benefício e solicitam a transferência de dinheiro para outra conta.
O INSS alerta que existem apenas três revisões, sendo elas: Revisão administrativa, Revisão de auxílio por incapacidade temporária e Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada – BPC.
Todas as revisões notificam os beneficiários do INSS apenas por cartas enviadas para o endereço cadastrado no sistema. Se o indivíduo não for localizado, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União.