Os aposentados e pensionistas do INSS precisam ficar atentos às novas regras que vão entrar em vigor para a prova de vida e que serão válidas já a partir de 2023.
Para todas as pessoas que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, é preciso realizar a prova de vida anualmente. Por meio da prova de vida, ocorre a comprovação de direito a receber o INSS, que compreende diversos pagamentos previdenciários.
O maior objetivo da prova de vida é evitar qualquer tipo de fraude. Em 2022, o INSS passou por mudanças nas regras para os beneficiários, visando tornar o processo menos burocrático e exaustivo, fazendo com que milhares de brasileiros tenham mais facilidade em realizar esse procedimento importante para manter o benefício.
O que é preciso para realizar a prova de vida do INSS?
Até então, todo cidadão que tivesse que realizar a prova de vida teria que ir até a uma agência da Previdência Social mais próxima de sua região e confirmar todos os seus dados para que o sistema possa tratar de realizar a mais breve atualização. Pois bem, agora o procedimento se tornou diferente.
O processo agora pode ser feito totalmente online e a aprovação de forma automática, o que acaba facilitando a vida do beneficiário, que evita enfrentar filas longas e garante que o seu benefício continue a ser depositado normalmente, desde que esteja inserido dentro das novas regras do INSS.
A nova regra poderá utilizar dados de outras instituições ligadas ao governo, seja em esfera municipal, estadual ou federal, confirmando assim a prova de vida do beneficiário. Assim sendo, o beneficiário deve realizar qualquer ação por meio destes órgãos públicos, com os dados que já vão confirmar diretamente ao INSS sobre a realização da prova de vida.
Ações que comprovam que foi realizada a prova de vida
Várias ações simples vão comprovar que um beneficiário realizou a prova de vida, como:
- Realizar um empréstimo consignado;
- Fazer uma perícia médica;
- Renovar um documento pessoal de identificação;
- Quando o beneficiário for acessar o Aplicativo Meu INSS.
Prova de vida do INSS
A obrigação da prova de vida fica suspensa até o último dia de 2022, 31 de dezembro, o que dá a garantia de que nenhuma das pessoas que estejam recebendo algum benefício terá o mesmo suspenso, cancelado ou bloqueado durante este período.
Lembrando que o serviço está disponível apenas para quem, de forma voluntária, tenha a intenção de realizar a prova de vida, que ainda pode ser solicitada em uma agência da Previdência Social. A nova regra terá validade até o início de 2023, quando o INSS vai mudar a direção e utilizar os dados de outros órgãos governamentais.
Para aqueles beneficiários que não conseguirem realizar a prova de vida cumprindo ao menos um dos critérios que foram citados acima, o mesmo receberá uma notificação de que precisa se deslocar até uma agência do INSS. Nesse caso, um atendente irá guiá-lo durante o procedimento tradicional, no intuito de manter o seu benefício.