Se você teve seu pedido negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas mesmo assim acredita ter direito ao benefício, saiba que é possível contestar a decisão da autarquia.
Para isso, é importante reunir todos os documentos que comprovem a necessidade real do benefício requerido. Assim, quanto mais informações forem apresentadas, maiores serão as chances de ter o abono liberado.
Quando receber alguma negativa do INSS, o segurado pode e deve contestar a decisão caso seja um equívoco. Nesta situação, é importante salientar que a Previdência Social possui uma lista de espera só para reanálises de pedidos.
Muitas vezes, a resposta negativa do INSS pode ser apenas devido à ausência de algum documento. No entanto, é preciso aguardar na fila da autarquia que acumula vários pedidos de reanálise.
De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social, somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 1,14 milhão de pedidos foram negados. Dessa forma, veja até três caminhos que podem ser buscados e distintos, caso o seu benefício seja negado:
De todo modo, é importante que o segurado agende o requerimento no sistema do Meu INSS. Veja os passos:
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que a partir do próximo dia 26 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira, terá início a liberação oficial dos pagamentos deste mês. Na oportunidade, começarão a receber o benefício quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.212) e possuem número final do cartão 1.
A distribuição do benefício ocorre com base no número final do cartão, sem considerar o dígito verificador, que é o número que vem após o traço.
Por exemplo, o número do cartão é 012.345.678-9, sendo assim, deve-se desconsiderar o dígito 9. Logo, o beneficiário deve se orientar pelo número 8. Veja as datas:
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha acima do salário mínimo: