O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou nesta semana os pagamentos dos benefícios aos seus aposentados e pensionistas. Nesta quarta-feira (28), recebem os segurados com o número do benefício finalizado em 3.
Vale adiantar que o calendário de repasses é dividido em dois grupos, entre os beneficiários que ganham um salário mínimo e os que recebem um valor maior, sendo o primeiro público priorizado nos pagamentos pela Previdência Social.
Calendário de pagamento do INSS
Veja as datas de pagamentos a seguir:
Para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.212)
- Benefício com final 1: 26 de setembro;
- Benefício com final 2: 27 de setembro;
- Benefício com final 3: 28 de setembro;
- Benefício com final 4: 29 de setembro;
- Benefício com final 5: 30 de setembro;
- Benefício com final 6: 3 de outubro;
- Benefício com final 7: 4 de outubro;
- Benefício com final 8: 5 de outubro;
- Benefício com final 9: 6 de outubro;
- Benefício com final 0: 7 de outubro.
Para quem recebe mais que um salário mínimo (R$ 1.212)
- Benefício com final 1 ou 6: 3 de outubro;
- Benefício com final 2 ou 7: 4 de outubro;
- Benefício com final 3 ou 8: 5 de outubro;
- Benefício com final 4 ou 9: 6 de outubro;
- Benefício com final 5 ou 0: 7 de outubro.
Como consultar o benefício do INSS
O segurado pode verificar as informações do beneficiário pelo site ou aplicativo Meu INSS. Ainda existe a possibilidade de ter acesso às informações pela Central de Atendimento da Previdência Social, no número 135.
Segurados devem fazer a prova de vida em outubro
Aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por meio do TCU (Tribunal de Contas da União), devem fazer a comprovação de vida a partir do dia 1º de outubro. O prazo final para realizar o procedimento é até o dia 31 do mesmo mês.
O objetivo da prova de vida é evitar que o pagamento dos abonos seja concedido a segurados de forma irregular. Por isso, é necessário que o cidadão que recebe o benefício comprove que continua ativo na sociedade para manter o seu acesso aos pagamentos da Previdência Social.
A novidade é que este ano há a possibilidade de realizar o procedimento de maneira virtual, pela plataforma Gov.br. No entanto, aqueles que preferirem ainda podem fazer a prova de vida presencial, em uma unidade do TCU.