O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira (25) a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores. Além disso, o instituto também irá realizar o pagamento do benefício do mês de maio para os segurados que recebem até um salário mínimo.
O benefício foi antecipado pelo Governo Federal, contemplando mais de 30 milhões de segurados do INSS. Sendo assim, o Governo irá gastar R$ 62,6 bilhões com os pagamentos.
Essa antecipação do 13º salário tem como objetivo incrementar a renda dos beneficiários, para que possam se recuperar mais facilmente diante da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. Segundo o Ministério da Economia, o processo também irá injetar R$ 52,7 bilhões no país.
Sendo assim, os primeiros a receber ambos os créditos serão os beneficiários que ganham até um salário mínimo e possuem Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Por outro lado, aqueles que ganham mais do que o piso salarial terão de esperar um pouco mais, pois existe uma diferença entre as datas dos pagamentos. Confira a seguir nos calendários.
O INSS começa a pagar o abono anual para os aposentados e pensionistas hoje (25), sendo que a segunda parcela será paga apenas no mês seguinte. É importante destacar que existem dois calendários distintos: um para aqueles que recebem até um salário mínimo, e outro para aqueles que recebem mais.
Sendo assim, confira a seguir as datas de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo:
As duas datas informadas para cada número final do NIS se referem à primeira parcela e segunda parcela do 13º do INSS.
Como dito, existem dois calendários distintos para o pagamento do 13º salário antecipado do INSS. Sendo assim, confira a seguir o calendário para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:
Da mesma maneira que no calendário anterior, as duas datas informadas para as duplas de números finais do NIS são referentes à primeira parcela e à segunda parcela do pagamento do abono anual antecipado do INSS.