O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concederá um benefício extra para mais de 11 mil segurados entre os dias 1º e 7 de maio. Os valores são referentes a revisão dos auxílios por incapacidade.
Tal revisão inclui os pagamentos do artigo 29, que por sua vez, foi estabelecido por meio de uma decisão entre o Ministério Público Federal e a autarquia.
Veja também: Abono salarial PIS/PASEP de até R$1.212: próximo pagamento será em 2 lotes
Os valores estão sendo repassados devido a um erro cometido pelo INSS entre 2002 a 2009. Na época, o Instituto não considerou as contribuições menores de 20% para calcular a média salarial e gerar o valor do benefício por incapacidade.
Desta forma, os pagamentos são destinados aos segurados que recebiam o abono com erro em 2012, ano em que houve o acordo judicial entre o INSS e o Ministério Público. O valor deveria ser definido com base em 80% dos maiores salários.
Por meio da ação ficou determinado que o INSS deveria revisar administrativamente todos os benefícios que se enquadram nessa situação e realizar o pagamento dos valores respectivos de forma retroativa.
Terão acesso aos valores da revisão os segurados que receberam com erro os seguintes benefícios:
De todo modo, os recursos só serão liberados aos segurados que, em 2012:
As consultas serão autorizadas no fim do processamento em abril, logo, os segurados que querem verificar se foram contemplados no último lote, basta acessar um dos seguintes canais de atendimento:
Consulta pelo Meu INSS. Veja o passo a passo a seguir: