Nesta semana, vários bancos afirmaram que retornarão com a operação do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As instituições tomaram a decisão após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), determinar um novo teto de juros da linha de crédito. O empréstimo consignado do instituto foi reajustado, saindo de 1,70% para 1,97% ao mês. O aumento no teto juros é importante para que os bancos continuem oferecendo o serviço aos aposentados e pensionistas da autarquia.
A saber, com o novo reajuste, o limite de juros para o empréstimo com desconto na folha de pagamento foi para 1,97%, enquanto o empréstimo via cartão de crédito passou a ter o teto de juros em 2,89%. De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, a determinação se deu com base em estudos dos ministérios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que são as principais instituições a oferecerem a linha de crédito.
No entanto, é importante salientar que a Caixa segue aguardando para retomar com a operação do empréstimo, visto que reforça seu compromisso em se posicionar com as melhores taxas do mercado, que seria a de 1,87% a.m., abaixo do limite recomendado.
De acordo com informações oficiais, os bancos Santander, Bradesco, Banco Pan e Banco do Brasil confirmaram o retorno das operações do crédito aos clientes. Além disso, as instituições Pagseguro e PagBank também informaram que os seus clientes poderão contratar o empréstimo consignado do INSS pelo aplicativo.
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em reunião definiu o novo teto de juros do consignado na última terça-feira (28). A reunião foi feita para reajustar a redução feita no teto de juros, que foi além do esperado pelos bancos e financeiras.
As instituições financeiras participaram da reunião feita pelo CNPS, representados pela Febraban, no entanto, não participaram da votação sobra a taxa de juros. “Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a Febraban.
“Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”, completou a federação.
A saber, por meio do empréstimo consignado do INSS, o segurado pode obter diversas facilidades. Portanto, confira quais são:
Os segurados do INSS podem consultar o extrato de pagamento de forma 100% online, através do site ou aplicativo de celular. Confira como fazer!
Pelo site:
Pelo aplicativo de celular: