Atenção aposentados e pensionistas do INSS! Golpistas estão usando a imagem da assistente virtual do Instituto (Helô) para se passaram por um suposto canal de atendimento e tentar obter dados dos seus dados pessoais.
Segundo a autarquia, as abordagens têm ocorrido através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Conforme o relato de vítimas, os criminosos enviam até alguns dados pessoais e concedem um protocolo para mostrar veracidade.
Pelos fatos, o INSS informou que a assistente virtual só pode ser encontrada e acessada pelo site ou aplicativo do órgão. Em razão disso, o segurado não deve acreditar quando receber uma mensagem por outros meios.
Como o INSS se comunica com seus segurados?
Normalmente, o Instituto notifica ou presta alguma informação aos beneficiários por meio dos dados cadastros, como e-mail, telefone e endereço. Por isso, é importante que o cadastro seja sempre atualizado.
Com relação a essa atualização, pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para download em Android e iOS) e por meio da Central de Atendimento, no número 135. Na ocasião, é comum que o sistema solicite o CPF e o nome da mãe.
Tentaram me dar o golpe, o que fazer?
Caso você perceba a abordagem dos criminosos, denuncie assim que conseguir a ouvidoria do INSS, pela internet ou pelo telefone 135. Também será necessário registrar um boletim de ocorrência e comunicar ao banco em que recebe o benefício.
Confira algumas dicas do INSS para não cair em golpes
- Mantenha seus dados junto ao INSS;
- Não atenda a solicitações de dados ou fotos em nome do INSS (a autarquia não promove tais ações;
- O receber uma mensagem de texto (SMS), verifique se o número realmente é do INSS (280-41);
- Convocação de documentos pelo INSS fica registada no Meu INSS, verifique antes de conceder;
- O segurado deve usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS.