Descobrir como será o funcionamento do INSS nas festas de fim de ano pode evitar imprevistos e dores de cabeça para quem depende de atendimento presencial ou telefônico.
Muitos brasileiros utilizam o serviço para resolver pendências, consultar benefícios e organizar a documentação para o próximo ano. Por isso, conhecer as mudanças nos horários de funcionamento das agências físicas e da Central 135 desperta o interesse de aposentados e pensionistas, principalmente em um período em que a rotina é diferente do habitual.
Veja como se planejar para não ser pego de surpresa e continue acompanhando suas demandas sem interrupções.
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o expediente alterado nos períodos de Natal e Ano Novo por conta dos feriados nacionais e dos pontos facultativos definidos pelo Governo Federal para 2025.
Nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências do INSS funcionarão até as 13h. Após esse horário, o atendimento será interrompido, seguindo a determinação do ponto facultativo a partir do início da tarde.
Já em 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), o atendimento será totalmente suspenso, pois são datas consideradas feriados nacionais. Nessas ocasiões, as agências permanecerão fechadas e não haverá disponibilidade de nenhum tipo de serviço presencial.
O funcionamento habitual retornará em 26 de dezembro e 2 de janeiro, logo após os feriados. Nesses dias, o atendimento presencial voltará ao padrão, incluindo o respeito aos agendamentos já realizados anteriormente. Isso permitirá que os segurados retomem todas as demandas normalmente a partir dessas datas, sem prejuízo para processos em andamento.
A Central 135, canal utilizado para tirar dúvidas e realizar procedimentos sem sair de casa, também sofrerá alterações no período de festas. A mudança no funcionamento afetará, principalmente, o atendimento realizado por operadores humanos, mas garantirá uma opção automatizada mesmo durante os feriados.
Nessas datas, o atendimento humano na Central 135 acontecerá até as 18h. Após esse horário, o segurado que ligar será direcionado apenas ao atendimento eletrônico, capaz de fornecer algumas informações automáticas, mas sem a possibilidade de conversar com um atendente.
No Natal (25/12) e na Confraternização Universal (01/01), a Central 135 oferecerá somente atendimento eletrônico durante todo o dia. Por isso, é importante se antecipar caso necessite falar com um atendente, pois nessas datas esse tipo de serviço não estará disponível.
Depois das datas festivas, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, a Central 135 volta a operar normalmente. Assim, o público poderá contar com a equipe de atendentes para soluções mais completas ou dúvidas específicas, seguindo a rotina normal do serviço durante o restante do ano.
Mesmo com alterações no funcionamento, é possível acessar a plataforma Meu INSS e realizar diversos serviços online, como consulta de benefícios, agendamentos e emissão de extratos. Essa alternativa pode ser útil quando não for possível comparecer a uma agência ou obter atendimento telefônico humano.
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Assista ao vídeo abaixo e veja como usar o Meu INSS: