Quem mantém os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizados, tem menos chances de ser vítima de um golpe. Quem diz isso é a própria autarquia. De acordo com eles, o ato de manter as informações sempre em estado de atualização faz com que o usuário corra menos riscos na hora de ser alvo de uma quadrilha.
O INSS divulgou ainda na última semana uma lista de pontos que todo cidadão deve seguir para tentar se livrar de golpes. E uma das dicas é justamente prestar atenção na questão da atualização cadastral. A autarquia informa que o processo pode ser feito no app do Meu INSS ou no site oficial de mesmo nome.
Dessa forma, o cidadão não precisa sair de casa para realizar as alterações. Basta, portanto, usar a internet da sua casa para fazer o processo. O Instituto diz ainda que todo o procedimento não dura mais do que alguns poucos minutos. É, portanto, um ato simples que pode ajudar o indivíduo a se livrar de golpes.
O INSS explica que muitas quadrilhas conseguem acessos aos números antigos registrados na plataforma. Não se trata de uma regra e não deve acontecer, de acordo com a política de segurança do Instituto. De toda forma, alguns bandidos encontram um pouco mais de facilidade de encontrar os dados em plataformas mais antigas.
Vale lembrar, entretanto, que o processo de atualização das informações não retira completamente a chance de um golpe. Dessa forma, mesmo que o cidadão mude esses dados, ele ainda precisa se manter atento aos demais procedimentos que servem como dicas para evitar dores de cabeça depois de uma fraude neste momento.
Além da questão da atualização dos dados, o INSS lembra que o cidadão precisa prestar atenção nas mensagens que recebe pelo celular. Na maioria dos casos, os bandidos entram em contato com os usuários através de aplicativos ou de telefonemas.
Nesta semana, o INSS alertou para um golpe que usa uma falsa atendente virtual. Os bandidos se apresentam como a assistente “Helô”, do Instituto. A autarquia fez um alerta e afirma que se trata de uma fraude.
Quem recebe a mensagem precisa bloquear o número que fez o envio. De acordo com o INSS, a assistente virtual Helô não entra em contato por aplicativos de mensagens. Ela só existe dentro do sistema do site e do app oficial do Instituto.
Além do INSS, a Polícia Federal (PF) também falou sobre o assunto recentemente. De acordo com o órgão, vários bandidos se aproveitam justamente deste momento para conseguir aplicar golpes nas pessoas que fazem parte de vários benefícios.
Neste momento, o Governo Federal realiza os pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional ao mesmo tempo. Além disso, o Banco Central (BC) está em processo de liberação de saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras.
Não parou por aí. O próprio INSS segue com os pagamentos das suas aposentadorias e benefícios. O contexto se tornou um terreno fértil para a desinformação, onde os bandidos aproveitam para tentar confundir os cidadãos.