O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), anunciou na última segunda-feira (6) que, em março, o governo vai lançar um cartão que unificará diferentes benefícios sociais. A intenção é trazer mais praticidade aos segurados.
A novidade, nomeada de Cartão do Beneficiário, contará com os direitos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como passagens gratuitas de ônibus, descontos em passagens aéreas, entre outros.
“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. O beneficiário vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, explicou Lupi.
Como o cartão irá funcionar?
De acordo com o ministro, Cartão do Beneficiário será disponibilizado a todos os aposentados e pensionistas do INSS. Contudo, no momento ele ainda está sendo desenvolvido em parceria do governo federal com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
No entanto, a expectativa é que outros bancos privados sejam convidados para participar da iniciativa. O Executivo buscará parcerias para que o Cartão do Beneficiários disponibilize, além dos benefícios que já são assegurados, outras gratificações, como descontos em farmácias, hotéis, entre outros.
“Nós queremos avançar até março (com os bancos públicos), depois nós vamos para os bancos privados. Isso gera um paradigma dos dois bancos públicos, que são muito fortes nessa área (social), para que os bancos privados também façam isso”, completou.
13º salário do INSS; confira o calendário
Desde o início da pandemia da Covid-19, o governo federal vinha antecipando o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida era muito criticada por aqueles que sentiam falta dos valores no final do ano, como ocorria antes da crise sanitária.
Todavia, neste ano a metodologia será outra. No primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a previsão é que os segurados recebam os recursos nas datas tradicionais de pagamento, ou seja, entre agosto e novembro. Cerca de 36 milhões de pessoas serão contempladas.
Desse modo, veja como fica o calendário da primeira e segunda parcela do 13º salário do INSS:
1ª parcela
Para quem ganha um salário mínimo:
- Final 1 – 25 de agosto;
- Final 2 – 28 de agosto;
- Final 3 – 29 de agosto;
- Final 4 – 30 de agosto;
- Final 5 – 31 de agosto;
- Final 6 – 1º de setembro;
- Final 7 – 4 de setembro;
- Final 8 – 5 de setembro;
- Final 9 – 6 de setembro;
- Final 0 – 8 de setembro.
Para quem ganha MAIS que um salário:
- Final 1 e 6 – 1º de setembro;
- Final 2 e 7 – 4 de setembro;
- Final 3 e 8 – 5 de setembro;
- Final 4 e 9 – 6 de setembro;
- Final 5 e 0 – 8 de setembro.
2ª parcela
Para quem ganha um salário mínimo:
- Final 1 – 24 de novembro;
- Final 2 – 27 de novembro;
- Final 3 – 28 de novembro;
- Final 4 – 29 de novembro;
- Final 5 – 30 de novembro;
- Final 6 – 1º de dezembro;
- Final 7 – 4 de dezembro;
- Final 8 – 5 de dezembro;
- Final 9 – 6 de dezembro;
- Final 0 – 7 de dezembro.
Para quem ganha MAIS que um salário:
- Final 1 e 6 – 1º de dezembro;
- Final 2 e 7 – 4 de dezembro;
- Final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Final 5 e 0 – 7 de dezembro.