Após esta quinta-feira (6), o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá uma pausa devido ao feriado de Sexta-Feira Santa (7). Neste sentido, os repasses só retornam na próxima segunda-feira (10).
Desse modo, ainda hoje serão contemplados os segurados que recebem um salário mínimo e que possuem o final da inscrição 8. Também receberão valores maiores os beneficiários com o final da numeração 3 ou 8.
A expectativa é que mais de 36 milhões de pessoas sejam atendidas com os seus respectivos abonos nesta rodada.
Estão sendo contemplados os cidadãos que recebem os seguintes benefícios por meio da autarquia:
O pagamento ocorre de acordo com o dígito final do Número do Benefício (NB), sem considerar o número após o hífen. Sendo assim, quem possui o número 123.456. 78 9-0, deve considerar o dígito 9 e não o 0.
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
O menor valor que um beneficiário do INSS pode ganhar deve ser equivalente ao salário mínimo vigente, isto é, R$ 1.302 em 2023. O pagamento mínimo é chamado de piso previdenciário. O pagamento máximo é conhecido como teto previdenciário, sendo de R$ 7.507,49 em 2023.
O INSS é responsável pelo pagamento de cerca de 37 milhões de aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros auxílios. Atualmente, quase 1,2 milhão de pessoas aguardam aprovação na fila de espera do instituto.
O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Site Meu INSS
Aplicativo Meu INSS
Central de Atendimento 135
Também existe opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).