O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue esta semana com os pagamentos dos benefícios referentes ao mês de fevereiro. De acordo com as informações oficiais, os repasses são pagos para aposentados e pensionistas que recebem os mais diferentes tipos de auxílios. O calendário já está disponível.
Ainda no que diz respeito aos benefícios, vale lembrar que os cidadãos precisam atentar para o final do número do cartão do INSS. É esse algarismo que define a data exata do recebimento do dinheiro, ou seja, o cidadão precisa saber qual é essa numeração para descobrir qual é o seu dia do recebimento.
Veja o detalhamento abaixo:
Segunda-feira (7)
De acordo com o INSS, alguns benefícios da autarquia referentes ao mês de fevereiro já começaram a ser depositados nesta segunda-feira (7). É o caso das pessoas que recebem um salário mínimo e possuem o cartão com número final 8. Nesta mesma data, o INSS fez o depósito para quem recebe mais de um salário mínimo e possui o cartão com os finais 3 e 8.
Terça-feira (8)
Nesta terça-feira (8), o INSS libera os benefícios para outros grupos. De acordo com o calendário oficial, essa é a vez dos usuários que recebem um salário mínimo e têm o cartão final 9. No caso de quem recebe mais do que um salário mínimo, os números bases do final do cartão são 4 e 9.
Quarta-feira (9)
O próximo repasse acontecerá nesta quarta-feira (9). Este é o dia em que o Governo liberará o benefício para as pessoas que recebem um salário mínimo e possuem o cartão com final 0. Já os indivíduos que recebem mais do que essa base, poderão pegar o dinheiro desde que tenham o número do cartão final 5 e 0.
O calendário detalhado
Abaixo, é possível ver quais são as datas de liberações dos benefícios do INSS não apenas durante este mês de março, como também durante os próximos meses de pagamentos. O Governo divulgou essas datas recentemente.
Dessa forma, caso o cidadão não consiga identificar o seu número final, ele pode começar a procurar neste calendário. De acordo com o INSS, essas datas ainda podem passar por alterações, mas até aqui, não há indícios de que isso acontecerá.
As pessoas que possuem qualquer tipo de dúvidas em relação aos pagamentos do INSS podem procurar pelos contatos oficiais da autarquia. Além do site e do app oficial, eles oferecem também a possibilidade de diálogo com o Instituto através do número 135.
INSS
Atualmente estima-se que mais de 36 milhões de pessoas tenham direito a algum benefício do INSS. Entretanto, é importante lembrar que a grande maioria desses indivíduos recebe um salário mínimo, que é o valor mais baixo.
Dados do próprio Instituto mostram que mais de 60% de todos os beneficiários de programas do INSS recebem esse patamar base. Portanto, apenas uma minoria recebe mais de um salário mínimo nesses pagamentos.
É importante lembrar que recentemente o Governo Federal aumentou o salário mínimo para R$ 1212. Esse reajuste afeta automaticamente os valores das aposentadorias do Instituto. Além disso, esse aumento também tem impacto nos pagamentos de outras liberações, como o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.