Mais uma semana se inicia, e com ela mais uma rodada de pagamentos de benefícios sociais do Governo Federal. Além disso, existe também a previsão de liberação de saldos de programas como o Auxílio Brasil.
Além disso, há o repasse extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a segunda parcela da antecipação do 13º salário para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No Auxílio Brasil, o Governo Federal seguirá com os pagamentos da sétima rodada do benefício. Com isso, a expectativa é de semana cheia. Dessa forma, cinco grupos deverão receber o dinheiro do projeto entre esta segunda-feira (23) e a próxima sexta-feira (27). Em outras palavras, o calendário de repasses segue o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS).
Segunda-feira (23) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 4;
Terça-feira (24) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 5;
Quarta-feira (25) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 6;
Quinta-feira (26) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 7;
Sexta-feira (27) – Usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 8.
Não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação. O processo de seleção acontece a partir dos dados já existentes em bancos de informações como o Cadúnico, por exemplo. Nesse sentido, a pasta estima que mais de 18,1 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento do benefício em maio.
No caso do FGTS Extraordinário, os pagamentos seguem para mais dois grupos no decorrer desta semana. Neste caso, os repasses acontecem de forma espaçada. Assim, o primeiro deles deve ocorrer na próxima quarta-feira (25) e o segundo apenas no sábado (28). Todavia, é preciso atentar para o mês de aniversário de cada cidadão.
Quarta-feira (25) – Usuários que nasceram no mês de agosto;
Sábado (28) – Usuários que nasceram no mês de setembro.
A princípio, é importante lembrar que geralmente não é necessário nenhum tipo de solicitação para receber o repasse extraordinário do FGTS. No entanto, há casos específicos de cidadãos que precisam solicitar o saldo. De todo modo, é possível confirmar as informações através do app oficial do próprio FGTS.
Pessoas que nasceram nos meses de janeiro a julho já podem movimentar o dinheiro. Para isso, basta abrir o app do Caixa Tem e realizar a movimentação. Assim, será possível pagar boletos, fazer transferências e até mesmo algumas compras.
O Governo Federal deverá seguir com a liberação da antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda essa semana. A autarquia já depositou a primeira parcela da antecipação e agora deve seguir com a segunda rodada. Em suma, o calendário divide os grupos a partir do algarismo final do número do benefício.
Quarta-feira (25) – Segurados com o número final do benefício 1;
Quinta-feira (26) – Segurados com o número final do benefício 2;
Sexta-feira (27) – Segurados com o número final do benefício 3.
Por fim, vale lembrar que o calendário acima é válido apenas para as pessoas que recebem um salário mínimo em benefício do INSS. Entretanto, quem recebe mais do que este valor, começa a receber a segunda parcela do 13º salário a partir do dia 1 de junho.