INSS: Atendimento presencial nas agências retorna na segunda-feira
O atendimento está suspenso desde março devido a pandemia do coronavírus
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retomará o atendimento presencial nas agências na segunda-feira (24). O atendimento está suspenso desde março devido a pandemia do coronavírus e, desde então, o Instituto e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.
De acordo com INSS, os serviços continuarão a ser feitos, exclusivamente de forma remota, até hoje, 21 de agosto, através da Central Telefônica 135, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS. No entanto, os canais remotos continuarão sendo utilizados após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
Ainda, o instituto informa que inicialmente o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.
Assim que as atividades forem retomadas, terá prioridade os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
Segundo o INSS, a reabertura gradual vai considerar as especificidades de cada uma das 1.525 unidades. Cada agência deve avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
As agências que não reunirem as condições necessárias para atender as pessoas com segurança seguirão operando em regime de plantão reduzido.