O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza o pagamento de aposentadorias e pensões nesta terça-feira (29), referente ao mês de novembro de 2022. Receberão hoje os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e possuem o cartão com o final 4.
Os beneficiários que recebem o piso nacional já começaram a receber no dia 24 de novembro, de acordo com o calendário de pagamentos. Assim, as pessoas que possuem cartão com final 1, 2 e 3 já receberam a sua aposentadoria ou pensão do INSS.
A previsão é de que todos os beneficiários recebam o pagamento referente a novembro até o dia 7 de dezembro (quarta-feira).
Benefícios do INSS: calendário novembro de 2022
Os pagamentos das aposentadorias e pensões do INSS são realizadas levando em consideração o último dígito do cartão do beneficiário. Para isso, não é considerado o dígito verificador. Ou seja, é considerado o último número antes do traço.
A seguir, confira o calendário de novembro de 2022 para os beneficiários que recebem 1 salário mínimo:
- Cartão final 1: 24 de novembro;
- Cartão final 2: 25 de novembro;
- Cartão final 3: 28 de novembro;
- Cartão final 4: 29 de novembro;
- Cartão final 5: 30 de novembro;
- Cartão final 6: 1 de dezembro;
- Cartão final 7: 2 de dezembro;
- Cartão final 8: 5 de dezembro;
- Cartão final 9: 6 de dezembro;
- Cartão final 0: 7 de dezembro.
Atualmente, mais de 36 milhões de brasileiros são pensionistas ou aposentados do INSS. Deste número, mais de 60% recebe o piso nacional, o salário mínimo.
Os aposentados e pensionistas que recebem acima de 1 salário mínimo contam com outro calendário de pagamentos. De acordo com o INSS, os repasses terão conclusão até o dia 7 de dezembro.
Confira o calendário de pagamentos para os beneficiários que recebem acima de 1 salário mínimo:
- Cartão final 1 e 6: 1 de dezembro;
- Cartão final 2 e 7: 2 de dezembro;
- Cartão final 3 e 8: 5 de dezembro;
- Cartão final 4 e 9: 6 de dezembro;
- Cartão final 5 e 0: 7 de dezembro.
Como consultar o meu benefício do INSS?
Consultar o seu benefício do INSS é muito simples e você só irá precisar do seu aparelho. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu INSS no seu celular. Após fazer o download, siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo e faça login utilizando o seu CPF e a senha do Gov.br. Caso ainda não possua, você será redirecionado para criar um novo usuário e depois poderá fazer o login normalmente;
- Ao acessar a página inicial, procure pela opção “Benefícios” e clique sobre ela. Depois acesse a opção “Meus Benefícios”;
- Na tela, você poderá conferir todos os seus benefícios do INSS.
Além disso, também é possível fazer o mesmo processo através do site Meu INSS, via web. Para isso, basta acessar o site meuinss.gov.br e seguir o mesmo passo a passo citado acima.
Pagamento do 13º para aposentados e pensionistas
O INSS já divulgou que o pagamento do 13º salário para alguns beneficiários será pago em cota única em 2022. Ou seja, os beneficiários receberão o valor integral em apenas uma data.
Este ano, várias pessoas tiveram o abono natalino antecipado. Isso porque o Governo Federal liberou as duas parcelas entre maio e junho de 2022. Assim, o objetivo foi reduzir os impactos financeiros e econômicos da Covid-19 para os cidadãos brasileiros.
No entanto, muitas pessoas ficaram de fora da antecipação por não terem sido contempladas antes da data de pagamento. Assim sendo, o INSS determinou que este grupo de pessoas receberiam o valor proporcional do 13º de forma integral e em cota única.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Vale ressaltar que não são todos os beneficiários da previdência que têm direito ao 13º do INSS. Em primeiro lugar, as pessoas que já receberam a antecipação do abono natalino entre os meses de maio e junho, não irão receber neste final de ano. Afinal, já tiveram acesso ao valor antecipadamente.
Os benefícios do INSS que oferecem o direito ao 13º são:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade.
Por fim, vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não oferece direito ao 13º do INSS. Portanto, os seus beneficiários não irão receber a parcela de cota única este ano.