O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá lançar na próxima segunda-feira (22) uma espécie de carteira virtual para aposentados, pensionistas e outros beneficiários da autarquia. A ideia é que o Meu INSS+ funcione como um sistema de clube de vantagens para os segurados. O novo recurso está sendo feito em parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Com o cartão em mãos, os segurados poderão ter mais facilidade em comprovar que são pessoas que dependem do INSS. Com esta informação, eles poderão conseguir descontos em alguns serviços. Veja abaixo alguns deles:
- ingresso de cinemas;
- ingresso de shows;
- mensalidade de academias;
- compra de produtos em lojas;
- compra de passagens de viagens;
- pagamento de tratamento de telemedicina.
Quando for lançado na próxima semana, o cartão estará disponível através do aplicativo do Meu INSS. O app em questão é gratuito e pode ser baixado através das lojas virtuais de celulares Android e iOS. Contudo, como dito anteriormente o lançamento só deve acontecer no início da próxima semana.
“O cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida aos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS”, afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi. Nas últimas semanas, ele já vinha dando declarações sobre a possibilidade de criação de um novo cartão para este público.
Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal anunciam benefícios da nova ferramenta
O Banco do Brasil explicou que mesmo as pessoas que não são correntistas da instituição poderão usufruir de benefícios internos. De acordo com informações oficiais, a instituição disponibilizará até 3 mil atendimentos em telemedicina. Além disso, o banco projeta descontos de até 70% em algumas farmácias que possuem convênio com o BB.
Já no caso da Caixa Econômica Federal, a ideia é atender apenas os segurados que são clientes do banco. De todo modo, a instituição disse que ainda está estudando as vantagens que poderá oferecer. A expectativa é de que já nas próximas semanas, eles divulguem um detalhamento do plano de ação sobre o tema.
O Ministério da Previdência afirma que está perseguindo parcerias também com outros bancos para tratar sobre o tema. Ainda não há um prazo para estes acordos. Hoje, estima-se que quase 30 instituições financeiras operam os benefícios do INSS no Brasil.
“Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+”, disse o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wanburg.
O público
O Ministério disse ainda que hoje em dia cerca de 400 mil pessoas já usam o aplicativo ou site do Meu INSS para emitir a declaração de recebimento do benefício. A ideia é que o novo cartão sirva justamente para este público. Com o dispositivo, eles poderiam comprovar com mais facilidade o vínculo, além de usufruir dos descontos.
Consulta ao 13º do INSS
Também nesta semana, o INSS realizou um outro anúncio importante para os seus segurados. Com cartão ou sem cartão, as consultas aos valores da antecipação do 13º salário estarão disponíveis já a partir do próximo domingo (21).
Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros tenham direito ao saldo antecipado. Os pagamentos serão feitos de acordo com o calendário regular de liberações, e estarão nas contas dos segurados em duas parcelas. A primeira vai corresponder a 100% do valor do benefício e a segunda representará os outros 50% excetuando os descontos do Imposto de Renda para quem não é isento.
Este é o quarto ano seguido de antecipação dos pagamentos do 13º salário para o público do INSS. Assim como nos últimos repasses, não será preciso solicitar a quantia. O Instituto envia o saldo de forma automática.