Receber uma ligação em nome do INSS solicitando a prova de vida tem se tornado cada vez mais comum. Muitas pessoas relatam abordagens suspeitas, geralmente realizadas por telefone, nas quais criminosos se passam por atendentes da Central 135.
Esses golpistas solicitam que aposentados ou pensionistas pressionem teclas para atualizar seus dados ou para receber valores supostamente devidos. O principal objetivo desses contatos falsos é coletar informações pessoais e enganar os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O roteiro é repetido: do outro lado da linha, alguém anuncia que é da central do INSS e solicita que o beneficiário insira comandos durante a chamada. Mensagens como “Digite 1 para prosseguir com a prova de vida ou 2 para restituição” soam oficiais. Porém, o golpe busca colher dados sensíveis como CPF, número do benefício, senhas ou autorizar operações indevidas.
Ao receber qualquer ligação suspeita solicitando informações pessoais, a principal recomendação é: desligue imediatamente. O INSS nunca pede prova de vida nem atualizações cadastrais por telefone, mensagem de texto, WhatsApp ou e-mail. Essas comunicações são sempre feitas por meios oficiais e não requerem envio de códigos ou transferências de dinheiro.
Desde as últimas mudanças implementadas pelo INSS, o procedimento da prova de vida tornou-se automático. Hoje, todos os beneficiários têm seus dados cruzados de forma digital com bases oficiais do governo. Somente quem não é identificado nesses processos é avisado de que precisa regularizar a situação com a instituição.
Não confie em contatos por telefone, aplicativos de mensagem ou e-mails. Se houver necessidade de realizar a comprovação, a notificação aparecerá diretamente no extrato bancário do benefício. É por meio dele que o INSS informa a obrigatoriedade da regularização.
Se o extrato bancário indicar pendência, há basicamente dois caminhos totalmente seguros e oficiais para quem precisa realizar o procedimento:
Se algum dado sensível foi informado em chamada ou formulário não oficial, o recomendado é:
Continue acessando o Notícias Concursos e veja mais informações e notícias sobre o assunto.