Cidadãos que estão perto de se aposentar podem solicitar o abono pela plataforma “Meu INSS”. Além deste serviço, o segurado pode realizar uma série de outras operações, como consulta do extrato e data de depósitos, por exemplo.
Para solicitar a aposentadoria de forma virtual, o cidadão deve realizar um cadastro previamente. Na sequência, é preciso verificar se o período de contribuição junto ao INSS está correto no CNIS. Além disso, os documentos exigidos devem ser digitalizados e enviados para efetivar a solicitação.
No entanto, é importante que o segurado faça o cálculo do benefício pretendido. Desta forma, ele terá uma noção da modalidade de aposentadoria que pode liberar mais vantagens segundo o seu valor.
Como solicitar a aposentadoria pelo “Meu INSS”?
- Acesse a plataforma “Meu INSS”;
- Entre no seu login e toque na opção “Pedir aposentadoria”;
- Na sequência, selecione a modalidade de aposentadoria desejada;
- Feito isto, responda o questionário solicitado;
- Após preencher as informações, anexe os documentos exigidos;
- Informe o seu CEP e os dados bancários;
- Verifique as informações e confirme caso tudo esteja correto;
- Por fim, clique em avançar.
Quais os documentos necessários para a solicitação da aposentadoria?
- Cópia do documento de identidade e CPF ou CNH;
- Carteira de Trabalho com o histórico dos empregadores;
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, com todas as arrecadações realizadas pelo segurado;
- Comprovante de endereço;
- Requerimento por escrito;
- Comprovante de tempo de atividade especial, se for o caso;
- Comprovante de atividade no exterior, se for o caso;
- Comprovante de atividade rural, se for o caso.
Para evitar erros, procure um advogado especialista na área para te orientar. Além disso, com a ajuda do profissional é possível analisar de forma mais certeira qual o benefício será mais vantajoso, não correndo o risco de ser prejudicado futuramente, seja pela ausência de informações ou de outras inconsistências.