O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, dia 7 de março, as inscrições para a 1ª edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições no Fies 2023/1 até o dia 10 de março, próxima sexta-feira.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Podem realizar as inscrições os estudantes que cumprirem os requisitos definidos no edital.
A classificação dos inscritos será feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, somente os candidatos que tenham feito uma das edições do exame realizadas entre 2010 e 2022 e que tenham obtido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na prova de redação poderão participar do Fies 2023/1.
Além disso, o MEC exige que os candidatos tenham renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos para concorrer ao financiamento estudantil.
Fies 2023/1
De acordo com o MEC, essa 1ª edição do Fies 2023 contará com a oferta de 67.301 vagas. Os financiamentos ofertados são para 1.389 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
A divulgação do resultado da classificação e da pré-seleção do Fies 2023/1 está prevista para o dia 14 de março. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição para contratação do financiamento nos dias 15, 16 e 17 de março.
Após complementar a inscrição, os candidatos terão até 5 dias úteis para validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA da IES, por meio da entrega física ou digital/eletrônica dos documentos solicitados.
Lista de espera
Segundo o edital do Fies, os candidatos não pré-selecionados na chamada única serão inclusos automaticamente na lista de espera. A pré-seleção da lista de espera será no período de 21 de março a 18 de maio.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também IF Sudeste MG recebe inscrições para vagas ociosas em cursos técnicos e de graduação até quarta-feira (8); saiba mais.